NOVA AURORA

PARANÁ

Consulta pública: Unicentro elege representantes para os próximos quatro anos

Publicado em

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) elegeu o reitor, vice-reitor, diretores e vice-diretores da universidade para os próximos quatro anos (2024-2028). O atual reitor Fábio Hernandes e o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas foram reeleitos com 2.539 votos. A consulta pública aconteceu nesta quinta-feira (14) em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Pitanga, Prudentópolis, Coronel Vivida e Nova Laranjeiras.

Os professores foram escolhidos com 87% dos votos. Brancos e nulos somaram 12,91%. Na eleição anterior, em 2019, os candidatos venceram com 63% dos votos. O novo mandato inicia em fevereiro de 2024. Os candidatos à reitoria e à direção dos câmpus receberam 4.648 votos no pleito.

A consulta segue o sistema de paridade em que cada categoria (estudante, agente universitário e professor) representa 33,3% da votação total. Todos têm o mesmo peso e poder de escolha na votação. A instituição tem 855 professores, 209 agentes e 6.852 estudantes.

Fabio Hernandes é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), bacharel em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e professor do Departamento de Ciência da Computação da universidade. Já o vice-reitor, Ademir Fanfa Ribas, possui Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduação em Administração pela (Unicentro), o mesmo curso no qual atua como professor.

Leia Também:  Servidores do Estado participam de curso sobre nova Lei de Licitações

UNIDADES – A disputa para direção e vice-direção dos câmpus Cedeteg (Guarapuava) ocorreu com chapa única, “Unicentro em Movimento”. Ricardo Yoshimitsu Miyahara e Aline Marques Genú, foram reeleitos, respectivamente, como diretor e vice, com 94% dos votos. Já no Câmpus de Irati, com 91% dos votos, Ronaldo Ferreira Maganhotto e Juliana De Conto, foram eleitos, respectivamente, como diretor e vice.

No Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, a chapa “Unicentro em Movimento”, venceu com 53,60% dos votos. Roseli de Oliveira Machado foi eleita como diretora e Gilmar Evandro Szczepanik foi eleito como vice-diretor. A chapa “Unir e Construir”, dos candidatos Léo Raifur e Cláudia Maris Tullio, obteve 41,61% do total de votos; e brancos e nulos totalizaram 4,79%.

Nos câmpus Santa Cruz e Cedeteg, em Guarapuava; no Câmpus de Irati; e na votação online, destinada aos estudantes dos cursos na modalidade Educação a Distância (EaD), a votação ocorreu das 9h às 22h. Nos câmpus universitários avançados, o horário de votação foi das 18h às 22h. Por volta das 23 horas foi divulgado o resultado da consulta pública.

Leia Também:  80 famílias de Arapongas recebem da Cohapar as chaves da casa própria

UNIVERSIDADE – A Unicentro foi criada em 1990 a partir da fusão de duas Faculdades: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig) e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (Fecli). Atualmente, a instituição oferta 40 cursos de graduação, 17 cursos de mestrado e 8 cursos de doutorado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  Cozinheiras revelam segredos das merendas campeãs: inspiração e criatividade

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA