NOVA AURORA

PARANÁ

MON em Cascavel: exposição “Ásia: a mão do povo” já está aberta para visitação

Publicado em

Um grande movimento cultural se desenha em Cascavel, no Oeste do Paraná, com novas ações e políticas públicas voltadas ao setor, atraindo cada vez mais a população aos espaços culturais. Na noite dessa quarta-feira (13), o Complexo Cultural Sefrin Filho inaugurou a exposição “Ásia: a mão do povo”, como parte da célula do Museu Oscar Niemeyer (MON), implantada na cidade desde o ano passado.

A mostra é um recorte inédito da coleção de arte asiática do MON, apresentado pela primeira vez na cidade. No total, mais de 160 obras de diversos países asiáticos integram a exposição, que tem entrada gratuita.

A iniciativa faz parte das políticas culturais de descentralização e democratização da arte e da cultura, ultrapassando os limites físicos do museu e alcançando públicos ainda maiores por todo o Estado. O Complexo Cultural Sefrin Filho já recebeu parte da coleção de obras de arte africanas do museu. O espaço é, atualmente, uma importante extensão do MON, oferecendo opções de mostras de arte para os cidadãos cascavelenses e também aos moradores dos municípios da região.

Leia Também:  Câmaras técnicas vão reforçar Comitê de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres

A abertura contou com grande presença do público visitante, autoridades municipais, representantes do Museu Oscar Niemeyer e do curador da mostra e doador da coleção de obras asiáticas ao museu, Fausto Godoy. Uma apresentação de taiko (tambor japonês) também marcou a cerimônia de inauguração.

Jader Alves, diretor cultural do MON, destacou a parceria entre o Estado e o município de Cascavel no setor cultural. Ele lembrou que o sucesso da exposição “África” foi fundamental para trazer a nova mostra. “A visitação da exposição foi fenomenal, os números realmente são incríveis, o que nos motivou a continuar a parceria e fechar agora esse novo ciclo com a vinda da exposição asiática. Essa é apenas a segunda de várias que a gente pode planejar”, enfatizou.

OUTRA EXPOSIÇÃO – Na mesma noite, outra exposição foi inaugurada oficialmente no complexo. “Caminhos da Desmemória”, mostra individual da artista visual Karina Amadori, é um mergulho nas profundezas da feminilidade, natureza e psicanálise. Para o secretário de Comunicação e Cultura de Cascavel, Jefferson Lobo, o trabalho de Karina Amadori representa a expressão do povo paranaense por meio das araucárias. “Ela traduz a força da natureza, a força dessas árvores que formam um grande exército, ao mesmo tempo em que apresenta a sensibilidade e sutileza”, observou.

Leia Também:  Filmes paranaenses que têm apoio do Estado estreiam na Mostra de Cinema de Tiradentes

Serviço:

“Ásia: a mão do povo”

Exposição de longa duração das obras de arte asiática da coleção do Museu Oscar Niemeyer

Local: 3º andar do Complexo Cultural Sefrin Filho – Rua Rio de Janeiro, 905 – Centro, Cascavel

A entrada é gratuita, com acesso de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 13h.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Transtorno bipolar: como a doença afeta os idosos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo renova Fundo de Aval para garantia em financiamentos à agricultura familiar

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA