NOVA AURORA

PARANÁ

Agepar tem novo diretor de Normas e Regulamentação

Publicado em

Com ampla experiência na administração pública, o advogado Alex Sandro Noel Nunes acaba de tomar posse como diretor de Normas e Regulamentação da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). Com passagens pela Casa Civil, Governadoria, Comitê Técnico da Sanepar e Comitê Técnico para renovação da concessão da outorga de gás da Compagas, Nunes reúne vasto conhecimento sobre questões relacionadas à regulação dos serviços públicos e vai contribuir com o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pela Agência.

Mesmo com seu histórico profissional na administração direta, o diretor afirma que irá trabalhar, junto ao corpo técnico da Agepar, para que ela mantenha sua independência. “Atualmente, a Agepar conta com um quadro próprio de servidores efetivos altamente qualificados, que atuam tecnicamente em constante busca pela melhoria da qualidade na prestação dos serviços públicos delegados, em benefício de seus usuários. Com eles, pretendo dar continuidade ao trabalho que já estava sendo desenvolvido na Diretoria de Normas e Regulamentação”, destaca.

Leia Também:  Paraná define 30 propostas para conferência nacional de migrantes e refugiados

O advogado tomou posse na última segunda-feira (11), após passar por sabatina na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), etapa protocolar do processo de nomeação dos diretores da Agência, no final do mês de agosto. Além de ocupar o cargo de diretor, Nunes também fará parte do Conselho Diretor da Agepar, órgão colegiado de caráter deliberativo, assim como os demais diretores da Agência. 

Nunes é mestrando em Direito pelo UniCuritiba e tem qualificação como administrador judicial, com certificação pelo Turnaround Management Association (TMO). Atualmente, também é membro do Conselho de Administração do Simepar, do Conselho Fiscal da Ferroeste e do Conselho Fiscal da Fomento Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Revista Pensar Agro destaca o impacto da Lei do Combustível do Futuro

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Dia histórico: com nova licença, Estado libera obras da Ponte de Guaratuba

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA