NOVA AURORA

PARANÁ

Opera Paraná promove triagem para cirurgias eletivas em Foz do Iguaçu 

Publicado em

Com objetivo de reduzir o tempo de espera e garantir um maior acesso aos serviços hospitalares, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu neste sábado (2) o processo de triagem para a realização de cirurgias eletivas em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. A iniciativa aconteceu no Centro de Especialidades do município, local de referência na região. 

O mutirão ofereceu o processo completo de triagem em ortopedia para cerca de 200 pacientes, desafogando as filas de espera por cirurgias eletivas e promovendo atendimento humanizado e de qualidade. Durante a triagem é feita avaliação do paciente para agendamento da cirurgia, caso ela seja necessária. 

“O Opera Paraná é um programa fundamental para expandir o atendimento em todo o Estado. Durante a pandemia, as cirurgias eletivas tiveram de ser paralisadas e agora realizamos essas ações que nos permitem retornar à normalidade”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto. “Seguimos as orientações do governador Ratinho Junior para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.

Leia Também:  Klabin inaugura o projeto Puma II, maior investimento privado do Paraná

O deputado federal maranhense, Josivaldo JP, também acompanhou o mutirão, que considerou um sucesso. “O Paraná é um estado que está dando certo, pois tem realizado grandes investimentos em áreas estratégicas, como a saúde. São ideias e exemplos que temos interesse de reproduzir, pois mostram um caminho correto para o bem da população”, destacou o deputado.

OPERA PARANÁ – Dados da Sesa revelam que o Paraná registrou um aumento de mais de 41% no número de cirurgias eletivas realizadas no último ano. Ao todo, foram efetivadas 468.450 cirurgias em 2022, contra 331.787 em 2021.

Já neste ano, até junho, foram feitas mais de 220 mil cirurgias. O Opera Paraná contempla as especialidades de maior procura no Sistema Único de Saúde (SUS): sistema osteomuscular; aparelho digestivo; aparelho de visão; aparelho geniturinário; vascular e das vias aéreas superiores e do pescoço.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Obras e melhoria em equipamento podem afetar abastecimento em bairros da Capital e São José dos Pinhais

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Peças milenares, Andy Warhol, Tarsila do Amaral; conheça as raridades do acervo do MON

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA