NOVA AURORA

PARANÁ

MON terá oficina de marmorização e duas mediações em setembro

Publicado em

As atividades gratuitas do Museu Oscar Niemeyer (MON) em setembro terão início com uma oficina artística de marmorização, parte do projeto “Laboratório de Experiências”. Os participantes irão investigar quantas combinações de cores diferentes é possível criar. A ação ocorrerá no dia 6, em duas sessões: 13h30 e 14h30.

A próxima oficina do mês acontecerá no dia 20, também em duas sessões: 13h30 e 14h30. Nesta intervenção, as obras do artista Gustavo Caboco, pertencentes à coleção permanente do MON, serão o ponto de partida para explorar o desenho como expressão artística.

As oficinas artísticas são recomendadas para todos os públicos, mas crianças com menos de 14 anos obrigatoriamente precisam estar acompanhadas de um adulto responsável durante as atividades. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeita à lotação. 

VISITAS MEDIADAS – No dia 13, às 15h, o público poderá participar de uma visita mediada pela exposição “Buraco no Céu”, do artista Túlio Pinto. Em cartaz no Olho, a mostra coloca em diálogo materiais de diferentes valências, materialidades e naturezas.

Leia Também:  Broca-da-erva-mate exige controle e bom manejo do erval

No dia 27, às 15h, interessados em conhecer mais sobre a vida e a obra de Serguei Eisenstein, poderão participar de uma mediação na mostra em cartaz na Sala 11. A exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo” apresenta parte do processo criativo de um dos diretores pioneiros da história do cinema. 

As mediações oferecidas pelo MON priorizam o diálogo e a investigação sobre as mostras vigentes, suas obras e artistas. Nas quartas-feiras, os ingressos do Museu são gratuitos para todos os públicos.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Sem influência de fenômenos, verão será quente e com chuvas dentro da normalidade

Serviço:

Oficinas

“Laboratório de Experiências: Marmorização”

6 de setembro

Sessão 1: 13h30 às 15h / Sessão 2: 15h30 às 17h

Espaço de Oficinas

*Recomendada para maiores de 3 anos. A participação de um adulto responsável é obrigatória para o público infantil. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeitas a lotação.

Oficina de Desenho (sobre a obra do artista Gustavo Caboco)

20 de setembro

Sessão 1: 13h30 às 15h / Sessão 2: 15h30 às 17h

Espaço de Oficinas

*Recomendada para maiores de 5 anos. A participação de um adulto responsável é obrigatória para menores de 14 anos de idade. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeitas a lotação.

Mediações

“Buraco no Céu”

13 de setembro – 15h

Olho

“Serguei Eisenstein e o Mundo”

27 de setembro – 15h

Sala 11

*Ambas as mediações emitem declaração de horas. Basta assinar a lista de presença no dia e solicitar o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Sem influência de fenômenos, verão será quente e com chuvas dentro da normalidade

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Paraná aprova PPA de R$ 246 bilhões e implementa nova rotina no planejamento

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA