NOVA AURORA

Itaipu

MINISTRO DE MINAS E ENERGIA DESTACA PAPEL DE ITAIPU NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Publicado em

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quinta-feira (31), em Foz do Iguaçu (PR), que a Itaipu Binacional terá papel de liderança no processo de transição energética e na modernização do sistema elétrico brasileiro. “Queremos transformar Itaipu no grande berço de descarbonização do planeta”, afirmou.

 

A declaração foi feita na coletiva de imprensa que antecedeu a abertura do Fórum de Energia 2023, promovido pela Itaipu e que reuniu especialistas da área de energia do Brasil e do Paraguai, autoridades públicas e lideranças políticas. O objetivo do evento foi analisar tendências, trocar experiências e discutir os desafios e as oportunidades do setor elétrico.

Também participaram do encontro o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Luís Fernando Paroli, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e os diretores-gerais de Itaipu Enio Verri (Brasil) e Justo Zacarias Irun (Paraguai). A abertura foi feita pelo diretor financeiro executivo da Binacional, André Pepitone.

“Quase 90% da nossa matriz energética é limpa e renovável. E existe uma grande expectativa no mundo de o presidente Lula liderar o [chamado] Sul Global na relação com os países industrializados e monetizar a matriz energética dos países em desenvolvimento, gerando riqueza para combater as diferenças sociais que ainda são bastante latentes na nossa sociedade”, afirmou o ministro.

Leia Também:  EM ENSAIO “BLACK START”, USINA DE ITAIPU COMPROVA MAIS UMA VEZ PREPARO DAS EQUIPES TÉCNICAS

E completou: “Itaipu, sem dúvida nenhuma, e a Petrobras, serão as duas grandes protagonistas da transição energética no Brasil. Nós queremos integrar todas essas políticas [do setor de energia] para dar um exemplo para o mundo”.

Luís Fernando Paroli assinalou que é papel da ENBPar contribuir não só com a integração da Itaipu com a Eletronuclear, empresas controladas pela estatal, mas também com outros agentes do setor elétrico, visando o fortalecimento e o desenvolvimento rápido das fontes renováveis no País. “O Brasil, sem dúvida nenhuma, já começa a ser um exemplo para o mundo.”

Para Enio Verri, o encontro de lideranças do setor energético em Foz do Iguaçu “é uma honra e um reconhecimento do tamanho e da importância da Itaipu para o Brasil e o Paraguai”. “Não apenas no que se refere ao desenvolvimento energético, mas também econômico. Sem dúvida, esse debate abre um canal com todos os setores da sociedade”, reforçou.

Na abertura do Fórum, André Pepitone apresentou números e os desafios do setor elétrico nacional para os próximos anos, com ênfase na integração dos sistemas e na transição energética. Segundo ele, Itaipu é símbolo da capacidade de diálogo e de amizade para o desenvolvimento comum de dois países. Também estavam presentes os diretores Renato Sacramento (técnico executivo) e Iggor Gomes (administrativo).

Leia Também:  PROGRAMA “ITAIPU MAIS QUE ENERGIA” INVESTE QUASE R$ 1 BILHÃO EM 434 MUNICÍPIOS DO PR E MS

Hidrovia

Durante a coletiva de imprensa, Alexandre Silveira e Enio Verri revelaram que os governos de Brasil e Paraguai estão discutindo estratégias para o desenvolvimento hidroviário no Rio Paraná. O ministro destacou que o sistema será importante para fortalecer os negócios e a integração entre os dois países. “Vamos começar as negociações e lógico que Itaipu tem um papel estratégico no que se refere a financiamento e elaboração do projeto. Mas essas negociações passam pelos respectivos ministérios de Relações Exteriores”, observou o diretor-geral.

Painéis de discussão

O Fórum de Energia 2023 foi composto por dois painéis de discussão. O primeiro, “O futuro de Itaipu: oportunidades para o Brasil e o Paraguai”, foi moderado pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri, e teve a participação dos diretores Justo Zacarias Irum (geral-paraguaio), Renato Sacramento (técnico executivo), André Pepitone (financeiro executivo), Iggor Gomes Rocha (administrativo) e Carlos Carboni (Coordenação).

O segundo painel, “Transição energética e ecológica: desafios e oportunidades para o Brasil”, teve moderação do ex-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, Eduardo Sciarra, com a participação do diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Irineu Colombo; do assessor especial do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux; e do diretor do Instituto CTNI – Centro de Tecnologia, Novos Negócios e Inovação, Atiliano de Oms Sobrinho.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Itaipu

Natal da Itaipu 2024 terá shows e oficinas gratuitas

Published

on

O Papai Noel estará muito bem acompanhado na Vila Encantada do Natal 2024 da Itaipu Binacional. De 7 de dezembro a 5 de janeiro, o bom velhinho terá uma série de atividades gratuitas para encantar e divertir adultos e crianças no Gramadão da Vila A.
A abertura do Natal da Itaipu será neste sábado (7), às 20h, com o espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar. É o terceiro ano consecutivo em que a companhia participa das festividades, sempre com shows muito elogiados pelo público.  Em 2024, um grupo de mais de 40 artistas vai contar a história de Luli, uma garota determinada a resgatar o espírito natalino para sua família.
No domingo (8), o Padre Reginaldo Manzotti relembra o verdadeiro significado do Natal em uma missa seguida de show, com início às 18h.
Padre Reginaldo Manzotti fará missa e show no domingo (8). Foto: Marcos Labanca/Itaipu Binacional
A partir daí, todo final de semana (de sexta a domingo), vai ter música para todos os estilos, com destaque para artistas locais. O início será sempre às 19h. No dia 13, DJ; no dia 14, Banda Fumê; no domingo (15) showzaço com Coral de Itaipu e APAE. Já no dia 20 tem Orquestra Doxologia; no dia 21, Inspira Samba e, no domingo (22), banda Lei de Gauss. Em janeiro, no dia 4, sobe ao palco do Gramadão Maxcilene Carvalho, e no domingo (5), Marina Araldi.
Luz e emoção
As noites do Natal do Gramadão começarão com a alegria de uma fanfarra convidando os visitantes para a Vila Encantada. Às 19h30, a árvore de 22 metros de altura será acesa pelo “Engenheiro da Itaipu”, personagem responsável por cuidar de todos os detalhes do funcionamento da Vila.
Haverá ainda efeitos artísticos com luzes de LED, projeção de vídeos e vários espaços “instagramáveis” para registrar o momento em família, além de acrobatas, palhaços e “duenders”, os fotógrafos que estarão registrando o evento e os visitantes.
Outro destaque da decoração é a Casa do Papai Noel. Durante a semana, ele conversa e tira fotos com as crianças das 20h às 22h; nos fins de semana, das 18h às 22h. E ele estará de acordo com a última moda no Polo Norte: camiseta e bermuda. Afinal, em Foz do Iguaçu, a roupa tradicional não dá!
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Oficinas
A partir da próxima terça-feira (10), o público vai aprender e se divertir com várias oficinas gratuitas, ministradas por personagens muito especiais.
A Oficina de Contação de Histórias fica a cargo da Mamãe Noel. A Senhora Árvore vai ministrar uma oficina de Pintura de Enfeites usando madeira de reflorestamento. O Maestro Capivara e a Onça Maestrina vão ensinar a fazer instrumentos musicais usando materiais recicláveis. O artista Natalino fará pintura em ecobags e, para completar, a Fada Atlântica ministrará a Oficina de Jardinagem.
Companhia Despertar trará um novo show para emocionar. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
As Oficinas acontecem em casinhas decoradas de acordo com a personalidade de cada habitante, de terça a sexta, das 20h às 22h, e nos fins de semana, das 17h30 às 22h. A participação nas Oficinas é aberta ao público com número limitado de inscritos conforme a capacidade de atendimento. Para se inscrever basta chegar no local.
Os jovens dos projetos Um chute para o futuro, CAIA-Foz, Anjo Gabriel, Aprendendo a Viver e Associação Fraternidade Aliança, todos apoiados pela Itaipu, já confirmaram presença.
Solidariedade
Em parceria com a RPCTV e o Sebrae, os visitantes poderão entregar brinquedos novos ou usados em bom estado para doação a crianças em situação de vulnerabilidade. E quem doar vai receber uma surpresa da bolinha de Natal, Mary.
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Centro-Sul do Paraná receberá R$ 1,3 bilhão em melhorias na rede de energia até 2025
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA