NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Civil ministra palestra para 58 alunos surdos em escola na Capital

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou nesta quinta-feira (31) uma palestra para 58 alunos surdos no Colégio Estadual para Surdos Alcino Fanaya Júnior, no bairro Vila Izabel, em Curitiba. A iniciativa, que contou com a participação de intérpretes de Libras e professores da instituição, faz parte do projeto PCPR na Comunidade.

O debate, promovido pelo delegado Emmanoel David, teve o intuito de abordar a temática da proteção virtual, atuação da polícia judiciária no combate a golpes, os direitos e deveres das crianças e adolescentes.

Segundo o delegado, essas ações realizadas pela Polícia Civil criam uma ponte de conhecimento para instituições, colégios e hospitais, onde esse tipo de informação não chega regularmente. “O mais importante é que, independentemente da dificuldade auditiva, motora ou visual, isso não pode por si só ocasionar com que haja limitações de informações para própria cidadania dos alunos”, disse.

As orientações foram direcionadas a crianças e adolescentes, dos ensinos fundamental e médio, com idades entre 10 e 23 anos. A diretora do colégio, Solange Brecailo, disse que a palestra foi importante para os alunos, visto que quase todos são filhos de pais ouvintes e não possuem comunicação em Libras com os familiares, dificultando as orientações relacionadas aos temas.

Leia Também:  Com nova Agência do Trabalhador, oferta de empregos deve crescer em Toledo

“Nosso objetivo é trazer para o aluno informações claras e fidedignas, educando com cidadania e dando todo o suporte para se tornar um cidadão livre de escolhas”, afirmou. “A presença da Polícia Civil trouxe conhecimentos que esclarecem dúvidas e conceitos incorretos que muitas das vezes são absorvidos na internet, por isso somos extremamente gratos pela oportunidade”.

PROGRAMA – A palestra faz parte do programa PCPR na Comunidade, que tem o objetivo de levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, aproximar a instituição da população e auxiliar na identificação de possíveis vítimas.

SOLICITAÇÃO – Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR entrará em contato para alinhar as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas AQUI.

Fonte: Governo PR

Leia Também:  Ceasas do Paraná não abrem neste sábado, feriado de 7 de setembro

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Alunos do curso de guarda-vidas fazem treinamento com apoio do helicóptero do BPMOA

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Ceasas do Paraná não abrem neste sábado, feriado de 7 de setembro

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA