NOVA AURORA

PARANÁ

Audiência Pública do Plano Plurianual 2024-2027 do Paraná está com inscrições abertas

Publicado em

Estão abertas as inscrições para a participação na Audiência Pública do Plano Plurianual 2024-2027 do Paraná (PPA), que acontece no dia 15 de setembro, em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Estado. As inscrições podem ser feitas AQUI

Promovida pelo Governo do Estado, a audiência atende ao artigo 165 da Constituição Federal, que instituiu o PPA, que é uma ferramenta que visa estabelecer, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da administração pública.

Os participantes do evento vão conhecer o processo de estruturação deste instrumento de planejamento; conhecer, em primeira mão, os Programas, Ações Orçamentárias e Entregas do PPA; e participar da definição de prioridades.

O documento final com o PPA será concluído até dia 30 de setembro e será encaminhado para a Assembleia Legislativa na forma de projeto de lei. Outra característica desta edição será o detalhamento das ações considerando os recortes de raça e igualdade de gênero.

O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Estado e eixo estratégico para o qual devem convergir o plano de governo, os planos setoriais e o planejamento estratégico das secretarias e órgãos estaduais. As metas pactuadas no PPA representam o compromisso do Estado com a sociedade.

Leia Também:  Rodovias da Grande Curitiba, Sul, Centro-Sul e Litoral tem R$ 920 milhões de investimentos

ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA  A elaboração do PPA estadual tem sido feita, também, com auxílio da população paranaense, a partir de Consulta Pública finalizada em abril deste ano e que contou com 2.853 participações enviadas de 225 dos 399 municípios paranaenses – 56% do total das cidades do Estado.

Após recolher essas sugestões em formato online, o projeto Rede399 – Pacto pelo futuro: Planejando o Paraná, executado pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), realizou reuniões em sete municípios paranaenses, quando foram debatidas e votadas as propostas que serão consideradas de forma prioritária na elaboração do planejamento para cada região.

Os encontros já foram feitos em quatro regionais, em Castro, Ponta Grossa e Telêmaco Borba (Região 8), Francisco Beltrão e Pato Branco (Região 10), e Cornélio Procópio (Região 2) e Santo Antônio da Platina (Região 1) e reuniram mais de 1,6 mil pessoas de 132 municípios em torno do PPA e dos programas Paraná Produtivo Fase II e Conecta399, iniciativas que visam detectar de forma mais assertiva demandas regionais e ampliar a captação de recursos por municípios.

Leia Também:  Policiamento reforçado garante segurança durante clássico do futebol paranaense

LEGADO  O PPA dura quatro anos e tem sua vigência iniciada no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo, terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, justamente para que haja continuidade nos projetos iniciados.

SERVIÇO

Audiência Pública PPA do Paraná

Data: 15 de setembro de 2023

Horário: 9h às 12hs

Local: Auditório da União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC)

Rua Jorge Sanwais – 1470 – Foz do Iguaçu

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  Festival de Surf Militar une homenagem, confraternização e esporte em Guaratuba

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA