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Ação de Cidadania registrou 1,5 mil atendimentos no bairro Boqueirão, em Curitiba

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O evento Ação de Cidadania, realizado nesta terça-feira (29) no bairro Boqueirão, em Curitiba, levou diversos serviços gratuitos à população, concentrados em um mesmo local. Entre os destaques, a emissão de documentos como carteira de identidade e CPF, o cadastramento em programas sociais e intermediação de vagas de emprego. Foram registrados cerca de 1,5 mi atendimentos.

A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pelas Secretarias das Cidades (Secid) e da Justiça e Cidadania (Seju), contou com apoio da Prefeitura de Curitiba e participação da Defensoria Pública do Estado (DPE-PR), Sesc-PR (Serviço Social do Comércio), organizações da sociedade civil (OSCs) e diversas secretarias e órgãos estaduais.

O público também teve acesso à confecção de outros documentos, serviços municipais e vacinação, além de exposições e programação voltada às crianças. “Essa ação é uma excelente iniciativa que aproximou o Poder Público da população do Boqueirão, através da união do Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba e sociedade civil organizada”, afirmou Eduardo Pimentel, secretário estadual das Cidades.

“É muito gratificante ver uma família participar, tirando os documentos dos filhos, atualizando seu CadÚnico e sua carteirinha do SUS, se inscrevendo em programas do governo que, muitas vezes, a população não sabe que tem direito, como é o caso do ID Jovem, do Leite das Crianças e do Passe Livre para PCDs”, destacou Santin Roveda, secretário da Seju.

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Além da confecção de 180 carteiras de identidade, a Polícia Civil, por meio do programa PCPR na Comunidade, emitiu boletins de ocorrência e atestados de antecedentes criminais, e orientou sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime, totalizando 320 atendimentos.

A população também pôde criar o seu CPF, emitido pela Polícia Penal por meio de um convênio com os Correios, emitir a Carteira de Trabalho Digital, CNH Digital, Carteira do Autista, Passe Livre, ID Jovem, Cartão de Transporte da Urbs, e, ainda, a segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito).

Diversos programas estaduais estavam disponíveis, como o Nota Paraná, que motiva a população a pedir o CPF na nota fiscal para receber de volta parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pago nas compras e concorrer a prêmios mensais.

Para o público de baixa renda foram ofertados os programas Água Solidária, da Sanepar, o Energia Solidária, da Copel, o Banco de Alimentos, da Ceasa, e o Leite das Crianças, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

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MUNICÍPIO – A prefeitura, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), possibilitou a atualização do CadÚnico e a inscrição em programas sociais como Cartão Comida Boa e Bolsa Família, e, por meio da Secretaria da Saúde, realizou a aferição da pressão arterial e glicêmica, cadastro e atualização da carteirinha do SUS, agendamentos para exames, avaliação nutricional e aplicação da vacina contra a gripe.

A FAS, por meio de um convênio com a rede Sine (Sistema Nacional de Emprego), também promoveu um mutirão de empregos. Foram atendidas 108 pessoas, resultando em 71 encaminhamentos para entrevistas de emprego.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Rede de Proteção Animal, disponibilizou vacinação múltipla e contra a raiva, vermífugo, antipulgas, além de agendamento para castração e microchipagem. A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, ficaram responsáveis pela parte lúdica da ação com jogos e atividades para as crianças.

PARCERIAS – Participaram da ação a Copel, Sanepar, Detran, Celepar, Ceasa, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Penal, além das secretarias estaduais da Fazenda; da Educação; do Esporte; do Desenvolvimento Social e Família; e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; a Defensoria Pública (DPE) e o Sesc-PR (Serviço Social do Comércio).

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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