NOVA AURORA

PARANÁ

Legado de Bispo do Rosário é tema de tradicional programa do MON em setembro

Publicado em

O legado do artista Bispo do Rosário é o tema central do programa do Museu Oscar Niemeyer “Arte para Maiores” em setembro. O programa é direcionado a pessoas com 60 anos ou mais. As atividades presenciais acontecerão nos dias 5 e 12, das 14h às 17h. Haverá uma ação virtual dia 19, das 14h às 15h30.

Educadores do Museu vão conduzir uma mediação na exposição “Sonoridades de Bispo do Rosário”, em cartaz na Sala 6, seguida por uma oficina artística. O público também poderá participar de uma videoconferência com o curador da mostra, Luiz Gustavo Carvalho. Para se inscrever, basta preencher o formulário online.

O tradicional programa do MON tem como objetivo aproximar o público desta faixa etária do Museu e da arte. Em 2019, o Arte para Maiores conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em julho deste ano, foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido pelo Ibram, na Bahia.

Leia Também:  Inscrições para a 37ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia vão até 11 de julho

EM CARTAZ – “Sonoridades de Bispo do Rosário” coloca o legado do artista em diálogo com outros nomes cujos processos criativos foram influenciados por ele e pela convivência com a Colônia Juliano Moreira, na qual passou a maior parte da sua vida como interno. Bispo do Rosário (1909-1989) carregou vários estigmas de marginalização social, ainda vigentes na sociedade – negro, pobre, louco, asilado em um manicômio –, e conseguiu, na sua genialidade, subverter a lógica excludente proposta a partir da sua obra.

SOBRE O CONVIDADO – Luiz Gustavo Carvalho é curador, artista e pianista. Realizou sua primeira curadoria na França, em 2011. No Brasil, como curador de mais de 80 exposições, apresentou pela primeira vez no país a obra de diferentes artistas visuais. Desde 2016, vem colaborando de maneira regular com o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Vídeo: novas tocas de corujas em Matinhos confirmam recomposição da fauna local

Serviço

Encontro Arte para Maiores na exposição “Sonoridades de Bispo do Rosário”

Data: terça-feira, 5 de setembro

Horário: das 14h às 17h

Terça-feira, 12 de setembro

Horário: das 14h às 17h.

Videoconferência

Terça-feira, 19 de setembro

Horário: das 14h às 15h30.

Link para inscrição: bit.ly/APMsetembro2023

Vagas são limitadas. Não é necessário ter conhecimento prévio em artes.

Participação gratuita para pessoas com mais de 60 anos e outros grupos isentos de pagamento de ingresso no MON (confira aqui).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Vídeo: novas tocas de corujas em Matinhos confirmam recomposição da fauna local

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Orquestra Sinfônica encerra Série Ouro com o consagrado pianista Cristian Budu

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA