14 de Abril de 2025
NOVA AURORA

PARANÁ

Floresce Paraná: Estado distribui 5 mil mudas para incentivar voluntariado

Publicado em

A Superintendência Geral de Ação Solidária, em parceria com Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná (Sedest), fez uma grande ação de distribuição de mudas nativas em todo o Estado para comemorar o Dia do Voluntariado. Foram distribuídas cerca de 5 mil espécies, entre jaboticabeiras, pitangueiras, cerejeiras, araçás e ipês-amarelos, entre outras.

As mudas foram distribuídas em drive-thrus em oito escritórios regionais do IAT (Umuarama, Paranavaí, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Pitanga e Toledo), no Palácio Iguaçu e no Palácio das Araucárias em Curitiba. Nas regionais do IAT também aconteceu um pedágio solidário, com troca da muda por ração para alimentar cães e gatos.

“Essa ação tem uma grande importância para o nosso Estado, pois representa a união entre a nossa população em busca de um estado ainda mais solidário e preocupado com o futuro”, afirmou a superintendente de Ação Social, Cristina Ricordi.

“Nesse ano voltamos com o Floresce Paraná. O trabalho voluntário é mais do que uma ação em prol do outro, é um ato de doar o talento e o tempo para fazer a diferença na vida de alguém. Quero convidar todos a se unirem a nós com esse movimento voluntário de bondade. Busque uma ação voluntária e seja a mudança na vida de alguém. Queremos fazer do Paraná um estado em que generosidade e compaixão sejam compartilhadas e floresçam em todos os corações”, acrescentou a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, uma das idealizadoras da ideia.

Leia Também:  Estado entrega sedes próprias de Conselhos Tutelares em Prudentópolis e Guarapuava

Também haverá distribuição na abertura dos Jogos da Integração dos Idosos, que acontece nesta segunda-feira (28), em Guaratuba, no Litoral do Paraná.

EVENTO – Neste Dia do Voluntariado, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o Instituto Água e Terra também promoveu um evento para que a população conhecesse melhor o programa estadual de voluntariado. A programação contou com palestra com representantes da ONG Eco Local Brasil e o workshop “Segurança e primeiros socorros em ambientes naturais”, ministrado por um montanhista voluntário. O IAT tem um exército de quase 800 voluntários cadastrados em programas de proteção da fauna e da flora.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Cinco cidades do Paraná ultrapassam a média de chuvas de abril em menos de 15 dias

Published

on

By

Uma das características do outono é a chuva irregular e abril está demonstrando isso. Enquanto o Norte Pioneiro segue com volumes abaixo da média prevista para o mês, cinco cidades que ficam no Centro-Sul, Leste e Litoral do Estado já a ultrapassaram esse limite em menos de 15 dias.

Até a madrugada desta segunda-feira (14), Antonina atingiu 138,6 mm de chuva e a média é de 118,1 mm em abril; Cerro Azul registrou 82 mm, com média de 63,6 mm para o mês; ⁠⁠Fazenda Rio Grande chegou a 94 mm (média de 76,8 mm); Palmas atingiu 156,4 mm, sendo a média para abril de 152,3 mm; e em ⁠⁠Pinhão choveu 151,2 mm (média de 118 mm). 

Algumas cidades também estão perto de atingir as médias climatológicas: Cianorte e União da Vitória precisam de um acumulado de apenas 13 mm.

“Em contrapartida, por exemplo, temos o Norte Pioneiro com pouquíssima chuva, chuvas inferiores aos 15 milímetros de acumulado nesses primeiros 15 dias do mês, ou seja, ainda existe uma irregularidade muito grande sobre o Estado. Nas outras áreas, o percentual ainda é de 50% a 60% da média climatológica. Assim espera-se que até o fim do mês os valores normais ou climatológicos sejam atingidos normalmente”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.

Cornélio Procópio e Ubiratã registraram apenas 1,6 mm de chuva até o momento. Cruzeiro do Iguaçu, que historicamente soma 223,4 mm no mês de abril inteiro, teve um acumulado, até o momento, de apenas 24,6 mm.

Leia Também:  Paraná vai isentar de ICMS para biogás, biometano e combustível sustentável de avião

PREVISÃO – A semana começa com um tempo um pouco mais instável do Leste ao Litoral do Estado. 

“Essas regiões permanecem com bastante nebulosidade ao longo do dia e dificilmente teremos o predomínio de sol entre a região da Capital e as praias, inclusive com ocorrência de algum chuvisco ocasional ao longo desta segunda-feira e temperaturas mais amenas, em função de uma baixa pressão que está sobre o oceano. Ela impulsiona a entrada de ar úmido sobre o continente e mantém essa camada de nuvens baixas, que se estende desde a região das praias até parte dos Campos Gerais”, detalha Jacobsen.

Nas outras regiões do Estado o predomínio é de sol e o destaque é para a amplitude térmica. Guarapuava, Londrina e Paranavaí tiveram hoje a menor temperatura do ano até o momento: 10,6°C, 15,9°C e 16,6°C, respectivamente, e à tarde devem chegar a 23°C, 24,6°C e 28°C, na mesma ordem.

Nos próximos dias deve ocorrer bastante variação das condições do tempo. “Terça-feira áreas de instabilidade se formam rapidamente no Paraguai e avançam para cima do Paraná, e com isso o tempo muda rápido entre o Oeste e Noroeste, com pancadas de chuva e trovoadas, mas esse sistema atravessa todo o Estado e deixa o tempo instável também nas outras regiões paranaenses”, acrescenta Jacobsen. 

Leia Também:  Paraná fecha 2022 como referência em eficiência da máquina pública

“Na quarta-feira, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, mas com fraca intensidade, provoca muito mais ocorrência de chuva localizada ou aumento da nebulosidade do que propriamente a ocorrência de temporais. De quinta-feira em diante teremos a atuação de uma massa de ar não tão frio, mas que deixa a temperatura um pouco mais amena”, ressalta o meteorologista.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA