NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Inovação e Invest Paraná apresentam projetos a prefeitos dos Campos Gerais

Publicado em

A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e a Invest Paraná apresentaram projetos de inovação para oito prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), nesta quinta-feira (24), em Palmeira. As palestras foram ministradas pelo secretário da Inovação, Marcelo Rangel, e pelo diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.

Estiveram presentes os prefeitos de São João do Triunfo, Abimael do Valle; Palmeira, Sergio Belich; Piraí do Sul, Henrique Carneiro; Telêmaco Borba, Dr. Márcio Matos; Tibagi, Artur Butina; Porto Amazonas, Elias Gomes; Ortigueira, Ary Mattos; e Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.

Entre os projetos apresentados, estiveram a entrega de óculos com inteligência artificial para alunos cegos da rede estadual de ensino. As primeiras unidades já foram distribuídas em Curitiba e nas próximas semanas, os alunos dos demais municípios do Paraná serão contemplados com a tecnologia inclusiva.

Na linha de inclusão social, também foi apresentada a instalação de salas multidisciplinares para crianças neurodivergentes. O primeiro modelo IUP6D já foi implementado em Carambeí, sendo uma iniciativa do Governo do Paraná.

Leia Também:  "O Quebra-Nozes", Arlete Salles e exposições no Alfredo Andersen movimentam a agenda cultural

Outra ação que está avançando é o projeto Wi-Fi Paraná Inovador. Serão instalados serviços de conexão gratuito à internet em municípios do Paraná, em especial nas áreas com menor desenvolvimento. As tratativas já foram iniciadas para que o projeto seja desenvolvido em São João do Triunfo.

“Estamos viajando muito pelo Paraná e para mim é muito gratificante trabalhar com inovação em uma região onde prefeitos já são inovadores”, afirmou Rangel.

O prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, que também é vice-presidente da AMCG, enalteceu as ações do Estado em conjunto com os municípios. “Foi muito importante receber o secretário da Inovação com a apresentação de vários projetos. Além do interesse do município no projeto do Wi-Fi, também já estamos em tratativas com a Invest Paraná para modernização dos nossos serviços”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Estado encaminha à Assembleia Legislativa o Plano Plurianual 2024-2027

CITYMATCH – A Invest Paraná apresentou o projeto Citymatch, vitrine digital das cidades, que é um software para ajudar as prefeituras e empresas a cadastrarem oportunidades na área de industrialização e desenvolvimento econômico. As prefeituras que quiserem adquirir o produto têm 50% de subsídio, custeado pela Secretaria da Inovação.

De forma simples, o software promove um “match” entre o setor público e privado. No caso dos municípios, são cadastradas informações como incentivos fiscais, disponibilidade de terrenos e galpões para instalação de empresas, o nível de qualificação da mão de obra da cidade, entre outras. Já as empresas registram na ferramenta as suas necessidades para operar, como quantidade de empregados, o tamanho do imóvel que precisa para se instalar, entre outras.

“Esse projeto é uma maneira de atrairmos investimentos localmente, colocando as ferramentas que nós já usamos na Invest Paraná dentro dos municípios. Isso faz com que a gente tenha uma proximidade maior das cidades. É um marco para modernização”, explcou Giancarlo Rocco.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Ginástica rítmica reúne estrelas da modalidade em Curitiba

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Outono: Saúde alerta que estação exige cuidados para doenças respiratórias e alergias

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA