Recentemente foi realizada em Iracema do Oeste, em parceria entre a Administração Municipal e a Acamario (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Iracema do Oeste), uma campanha educativa relacionada à importância da separação do lixo reciclável que premiou os alunos da Rede Municipal de Ensino. A ação contou ainda com o apoio da Itaipu Binacional, conforme Convênio 4500068900.
A campanha teve início com a visita da equipe da Acamario nas escolas, onde em conversa com os alunos buscaram sensibilizar as crianças da necessidade de separar os materiais recicláveis em suas residências, bem como dar destinação correta aos outros tipos de lixos. Na oportunidade também foi definida uma data para que os alunos levassem o material reciclável de suas casas para serem coletados na escola.
Na sexta-feira (18/08), foi realizada na Escola Municipal a coleta dos materiais recicláveis levados pelos alunos. Em forma de agradecimento cada aluno recebeu uma bola e mais um brinquedo, também foi realizada uma confraternização, sendo servido bolo.
O momento contou com a presença da Prefeita Elza Haase Rodrigues; da equipe da Acamario composta pela técnica Thais Alves, Presidente Maycon e colaboradores Kelly, Carla, Vanderlei e Graciele; e Diretora da Escola Municipal Rosalina Silva.
Na ocasião a equipe da Acamario agradeceu aos alunos pela adesão e destacou a importância de realizar um trabalho de conscientização junto às crianças, que são o futuro da sociedade, para que os mesmos cresçam com uma mentalidade diferente em relação à preservação ambiental.
De acordo com a Prefeita Elza a campanha educativa deve ser um processo contínuo. “Gostaria de parabenizar a equipe da Associação pela ação realizada e as nossas crianças que contribuíram para que essa iniciativa fosse concretizada. É um trabalho que não para por aqui, certamente outras campanhas serão desenvolvidas. Agradeço ainda a parceria da Itaipu que viabilizou essa atividade entre outras conquistas”, destacou a Prefeita.
A campanha educativa é uma das metas do Convênio 4500068900 firmado entre o Município e a Itaipu Binacional, que tem entre os objetivos a implementação de práticas conservacionistas, saneamento ambiental (urbano e rural) e conservação da biodiversidade.