NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos da Integração do Idoso chegam ao Litoral para provar que esporte não tem idade

Publicado em

A 17ª edição dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDO) terá abertura oficial no dia 28 de agosto, às 19h, no Espaço Litoral Centro de Eventos, em Guaratuba. O evento, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), é mais do que uma competição esportiva, pois reúne atletas da terceira idade de diversos municípios para celebrar a vida, superar desafios e promover a integração. As atividades vão até 1º de setembro.

As competições esportivas acontecem em Guaratuba, mas Pontal do Paraná é o espaço onde os atletas se reúnem para compartilhar experiências, aprender sobre esporte e fortalecer laços de amizade. São 15 municípios e 230 atletas representados.

A maioria das modalidades acontece no mesmo local da abertura (R. Antônio Rocha, 480), com exceção do tênis de mesa, que será no Ginásio de Esportes José Richa, e do vôlei de praia, no Complexo Esportivo de Guaratuba.

Neste ano, os Jogos da Integração contaram com um pré-evento, em 16 de agosto, em Marialva, no Noroeste, com o apoio da prefeitura da cidade. Cerca de 500 atletas de 17 cidades, competiram nas modalidades arremesso de basquetebol, arremesso de feijão, chute a gol, dança, dominó, jogo da memória, tênis de mesa, truco, vôlei câmbio e vôlei no escuro. As competições aconteceram no Cine Teatro Sônia Silvestre, no Ginásio José Gomes Colhado “Zicão” e no Centro da Excelência Desportiva Adécio Parpinelli (CEDAP).

Leia Também:  Profissionais da Agepar apresentarão artigos em congresso nacional

JOGOS – Os JIIDO ganharam status oficial em 2019, garantindo presença no calendário esportivo do Estado com modalidades adaptadas, como basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei câmbio, vôlei de praia, tênis de mesa e até mesmo vôlei no escuro para os participantes acima de 70 anos. O requisito de idade é ter 60 anos completos ou mais.

Em 2023, mais de 2 mil atletas de 692 equipes estarão na disputa de 10 modalidades: basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei câmbio, vôlei de praia, tênis de mesa, vôlei no escuro, dominó, dama e xadrez-relâmpago. 

São 60 municípios inscritos para a competição em Guaratuba e 15 para as oficinas em Pontal do Paraná. Estão garantidas hospedagem, alimentação e uma equipe de 194 profissionais da saúde, incluindo professores de educação física e enfermeiros.

No dia 30, às 20h, haverá um baile para os participantes, com tema Carnaval, na Casa Rosada, em Guaratuba, na Avenida 29 de abril.

O coordenador do JIIDO, Muriel Tonin, afirma que o esporte ao longo da vida é fundamental para promover uma vida saudável e ativa em todas as idades. “O projeto é um exemplo incrível disso. Ele reúne idosos para celebrar a vida por meio do esporte, promovendo saúde e integração social. O Governo e a Secretaria estão comprometidos com o bem-estar da população, e esse projeto é uma prova de como o esporte pode enriquecer a vida de todos”, afirma.

Leia Também:  Estado e Senai-PR lançam edital de R$ 10,9 milhões para programa de produtividade nas indústrias

CAPACITAÇÃO – Antes de cada edição dos jogos, os profissionais passam por uma etapa muito importante: a capacitação das modalidades.  Entre os dias 19 e 23 de junho, 277 profissionais aprimoraram suas habilidades para orientar os atletas. As regionais do Paraná foram palco para uma preparação intensiva, garantindo que o evento seja conduzido com qualidade.

Em um gesto de comprometimento com o bem-estar dos atletas, a estrutura dos jogos deste ano foi duplicada. A ênfase na ampliação visa proporcionar um ambiente de competição ainda mais confortável e seguro, permitindo que os atletas se concentrem exclusivamente em dar o melhor de si.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estado distribui vacinas da dengue às Regionais de Saúde e promove instrução de aplicação

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado e Senai-PR lançam edital de R$ 10,9 milhões para programa de produtividade nas indústrias

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA