NOVA AURORA

PARANÁ

Fátima Ortiz comemora 50 anos de carreira com mostra e peças no Teatro Zé Maria

Publicado em

De 22 de agosto a 3 de setembro a cena cultural curitibana estará em festa. Fátima Ortiz, atriz, diretora teatral, produtora, arte-educadora e dramaturga comemora cinco décadas de carreira com diversas atividades gratuitas para o público. Toda a programação acontece no Teatro Zé Maria, administrado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra.

Serão três peças para maiores de 14 anos e uma para crianças, nas quais Fátima atua, dirige, escreve, ou produz, ou todas as opções com suas múltiplas atividades. A programação também terá um “Encontro de Dramaturgia” e o evento “Curitiba é uma Festa”, uma homenagem a outros artistas que estavam em ação desde a década de 1970. Além disso, serão ministradas por ela oficinas para professores e a população em geral interessada no teatro.

“Ter o marco de 50 anos fazendo teatro é muito importante. Sabemos que muitas pessoas mudam de profissão, saem da cidade. Eu brinco que sou história viva, estou aqui esse tempo todo e preciso comemorar”, define Fátima Ortiz, que começou como atriz e foi se encaminhando para diversas áreas, como a dramaturgia, escrever para crianças, a docência, os cursos livres de teatro e a direção.

“Além disso, sou dirigente de um espaço importante em Curitiba, o Pé no Palco, isso já há 28 anos, e essa carreira foi bastante marcada pela minha vocação em conduzir processos em grupo”, avalia Fátima.

Leia Também:  Reunião do Consesp discute manutenção das políticas de segurança no País

A “Mostra Fátima Ortiz – 50 Anos em Cena” é promovida pelo Pé no Palco, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba. Tem o apoio cultural do Palco Escola e Cesbe, com incentivo fiscal das empresas Servopa e Uninter.

PROGRAMAÇÃO – Durante a programação da Mostra serão apresentadas as peças “Nave Mãe”, “A Morte de Ivan Ilitch” (montagem em processo), “Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare” e o espetáculo para crianças “O Olho D’Água”.

De acordo com Fátima, a curadoria da mostra teve como critério apresentar os espetáculos que estivessem “na mão”, ou seja, que iriam ser produzidos ou eram recém-produzidos. “Ainda, era fundamental que os espetáculos trouxessem eu como atriz, diretora, produtora, preparadora de elenco, etc, além da importância do espetáculo infantil nessa mostra, uma vez que sou conhecida nacionalmente pelos trabalhos dirigidos à infância”, explica.

Durante as comemorações, serão reunidas diferentes gerações de Curitiba para que os mais jovens conheçam os artistas que trabalham desde os anos 70 e ainda estão produzindo. Eles serão homenageados no evento Curitiba é uma Festa, com mediação do Otto Wink, na abertura da Mostra.

Leia Também:  PCPR na Comunidade atende mais de 2,4 mil pessoas em Londrina

Serviço:

Mostra Fátima Ortiz – 50 Anos em Cena

Data: 22 de agosto a 3 de setembro

Local: Teatro Zé Maria (Rua Treze de Maio, 655)

Entrada Gratuita

Programação:

22 de agosto (terça-feira)
19h30 – Curitiba é uma Festa (Palestra Otto Wink)

Dia 25 de agosto (sexta-feira)
20h – “Nave Mãe”

Dia 26 de agosto (sábado)
20h – “Nave Mãe”

Dia 27 de agosto (domingo)
15h – “O Olho D’água” (infantil) –  acessível em Libras
19h – “Nave Mãe”

Dia 29 de agosto (terça-feira)
20h – “A Morte de Ivan Ilitch” – montagem em processo

Dia 30 de agosto (quarta-feira)
20h – “A Morte de Ivan Ilitch” – montagem em processo

Dia 1º de setembro (sexta-feira)
20h – “Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare”

Dia 2 de setembro (sábado)
14h – Encontro de Dramaturgia com Fátima Ortiz
20h – “Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare”

Dia 3 de setembro (domingo)
15h – “O Olho D’água” (infantil) – acessível em Libras
19h – “Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare”

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Megaoperação: PCPR cumpre 138 mandados contra grupo de traficantes do Litoral

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado participa de semana de palestras que comemora o empreendedorismo

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA