NOVA AURORA

PARANÁ

Estado inicia projeto-piloto de instalação de pisos em quadras esportivas em Jandaia do Sul

Publicado em

O Governo do Estado, por meio do Instituto Fundepar e da Secretaria da Educação, iniciou neste segundo semestre o projeto-piloto do novo sistema de proteção e acabamento de pisos de quadra, na quadra poliesportiva do Colégio Cívico-Militar de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí. Os novos pisos modulares podem ser utilizados em quadras externas e internas, são instalados em um curto período e contam com tecnologia de amortecimento de impacto.

O investimento nos pisos modulares foi de R$ 100 mil e a instalação foi concluída no fim de semana, em apenas dois dias de serviço. Caso o projeto-piloto se mostre eficiente até o final deste ano letivo, a novidade deve ser utilizada em diversos colégios da rede estadual.

O diretor-presidente do Instituto Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno, destaca a inovação dos novos pisos, que transformam as quadras em poucos dias. “Os pisos modulares, como são instalados no modelo de encaixe, em questão de dois a três dias já estão aptos ao uso. Com essa agilidade, conseguimos atender a demanda de ainda mais colégios da rede e garantir uma quadra poliesportiva com a qualidade que nossos estudantes merecem”, disse.

Os novos pisos são de fácil instalação, feitos por meio de um encaixe. As novas peças contam com amortecimento de impacto, além de serem imunes a rachaduras. Com reformas periódicas, a expectativa dos novos pisos é de 20 anos com utilizações diárias.

Leia Também:  Rodovias do Paraná estão entre as melhores do Brasil, aponta estudo da CNT

Os pisos se diferenciam dependendo de onde são instalados. Nas placas externas, existem suportes para escoamento de água, tendo em vista que serão instalados em áreas sem cobertura. Além disso, a placa tem também uma resistência ao sol, que evita o desbotamento da nova quadra. Já os pisos internos, que serão instalados em ginásios esportivos, não possuem os furos para escoamento, porém mantêm as tecnologias de amortecimento de impacto, propícia para o desenvolvimento muscular e ósseo dos estudantes.

O primeiro município a receber a nova quadra foi Jandaia do Sul, do Núcleo Regional de Apucarana. Como a instalação foi rápida e feita durante o final de semana, não interferiu no horário letivo dos estudantes. “Com este modelo inovador implantado na quadra poliesportiva, temos um espaço ainda mais confortável e seguro para os estudantes. Isso demonstra o quanto o esporte é importante para a educação. Além disso, os estudantes puderam acompanhar com muita alegria um pouco do processo de renovação, que foi muito ágil”, explicou o chefe do Núcleo Regional de Apucarana, Vladimir Barbosa, que acompanhou toda a instalação.

Leia Também:  Paraná busca fortalecer ações de sustentabilidade no Fórum Urbano Mundial da ONU

Para o estudante João Pedro Arruda, o novo piso ajuda muito na prática de esportes. “A quadra antiga era de cimento, e essa nova, com plástico semi-emborrachado, ajuda muito na prática de esportes. No basquete, por exemplo, quando jogamos, de vez em quando acontece de alguém cair. Com essa proteção feita pelo amortecimento, ficamos bem mais seguros”, afirma.

PARA O FUTURO – O projeto-piloto está sendo testado pelos estudantes de Jandaia do Sul. Em caso de aprovação, uma nova licitação deve ser prevista para a compra de mais pisos modulares, a fim de atender a demanda de mais colégios estaduais.INVESTIMENTOS – Além das instalações dos novos pisos de quadras, o Instituto Fundepar também está entregando mais de 2.700 itens a serem distribuídos aos colégios solicitantes dos 399 municípios do Estado. Entre os itens estão armários, estantes modulares e refrigeradores.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Paraná busca fortalecer ações de sustentabilidade no Fórum Urbano Mundial da ONU

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária a 1,2 mil pessoas em Imbituva

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA