NOVA AURORA

PARANÁ

Prefeitura de Curitiba formaliza ingresso do Tecpar em programa de incentivo fiscal para P&D

Publicado em

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu da Prefeitura de Curitiba o certificado que formaliza a adesão do instituto ao Tecnoparque, programa de incentivo fiscal que prevê que parte dos impostos do município possa ser investida em Pesquisa e Desenvolvimento. O certificado de participação foi entregue nesta quinta-feira (17) pelo prefeito Rafael Greca ao diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.

Para Kloss, a qualificação para o programa consolida a atuação do instituto como referência no desenvolvimento de projetos inovadores em ciência e tecnologia. “O Tecpar é um instituto que se reinventa e se orienta pelas necessidades do País. Com estes recursos para investir em pesquisa e desenvolvimento, poderemos direcionar toda a expertise para gerar oportunidades de inovação que tragam benefícios reais à sociedade”, destacou.

Segundo o prefeito Rafael Greca, quando a inovação se transforma em processo social é que realmente acontece o progresso da sociedade. Neste contexto, ele destacou a importância de empresas que trabalham com a inovação na área da saúde, como é o caso do Tecpar. “A participação do Tecpar neste programa é uma prova de que Curitiba acredita na inteligência, porque não há nada mais humanitário do que uma empresa que investe em vacinas, que investe em laboratórios”, afirmou.

Leia Também:  Com altas temperaturas, consumo de energia cresce 3,4% no Paraná no terceiro trimestre

Ao todo, 16 empresas receberam a certificação de adesão ao programa.

INOVAÇÃO – A inovação apresentada pelo Tecpar, e que foi aprovada para integrar o programa, trata da pesquisa e desenvolvimento de um novo método de produção da vacina antirrábica veterinária, um dos produtos que há mais tempo fazem parte do portfólio do instituto.

A proposta prevê que o Centro de Desenvolvimento e Produção de Imunobiológicos do Tecpar desenvolva uma metodologia para produzir a vacina antirrábica veterinária sem um dos insumos usados atualmente: o soro fetal bovino. Hoje, a aquisição desse soro representa cerca de 75% do custo total dos componentes utilizados para produzir o imunizante.

Outra vantagem em conseguir fabricar a vacina sem o insumo é a eliminação de processos internos de controle da qualidade para identificar a presença de eventuais contaminantes, e também para evitar ocasionais reações alérgicas causadas por proteínas presentes no soro em cães e gatos que são imunizados.

TECNOPARQUE – Coordenado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o Tecnoparque é uma das iniciativas desenvolvidas no ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão. Ele foi criado para fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e instituições de ciência e tecnologia.

Leia Também:  DER/PR bloqueia PRC-476 em União da Vitória para garantir segurança dos usuários

Por meio do programa de incentivo fiscal, o município permite regime diferenciado de tributação do Imposto sobre Serviços (ISS). A alíquota passa de 5% para 2%, durante participação da empresa no programa. Para contar com o incentivo, é necessário atender as exigências legais e ter o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica aprovado no Comitê de Fomento do programa.

O prazo de incentivo fiscal para o desenvolvimento do projeto é de 36 meses. Ao final, é possível apresentar novo projeto, visando a um novo período de incentivo.

Entre as características exigidas para participar do programa estão: o desenvolvimento de produtos ou processos tecnologicamente novos ou melhorias tecnológicas significativas em produtos ou processos existentes, bem como o emprego de mestres, doutores ou profissionais de titulação equivalente em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, em 5% ou mais do quantitativo total de seu quadro de pessoal.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  Entretenimento: campanha da Lottopar conscientiza população sobre jogo responsável

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA