NOVA AURORA

Itaipu

LIVRO RESGATA 20 ANOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ITAIPU

Publicado em

Os cuidados da Itaipu Binacional com o meio ambiente começaram junto com a formação do reservatório, há 40 anos. Mas foi nas últimas duas décadas que esse trabalho ultrapassou os limites dos rios e das matas e alcançou as pessoas que habitam o território. É essa a trajetória contada no livro “Os Caminhos da Educação Ambiental na Itaipu Binacional”, lançado nesta quarta-feira (16), em Foz do Iguaçu (PR).

 

Em 121 páginas ricamente ilustradas, a obra mostra a evolução dos programas de educação ambiental da empresa, desde a concepção e adoção do modelo de gestão por bacia hidrográfica, em 2003, até a expansão da área de atuação da Binacional para todo o Estado do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul, em 2023.

“Um dos pontos fortes do trabalho de educação ambiental desenvolvido nesse território é o estímulo ao pertencimento e ao protagonismo, empoderando e envolvendo grande diversidade de atores sociais”, explicam as organizadoras da obra, as pedagogas Silvana Vitorassi, assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, e Leila de Fátima Alberton, assistente do diretor de Coordenação.

O livro tem, ainda, a participação de oito autores e autoras convidados – incluindo empregados(as) e ex-empregados(as) da Binacional.

O lançamento foi auditório do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu e contou com a palestra do diretor do Departamento de Educação e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino. Ele falou sobre “Educação Ambiental – 20 anos: Mudanças no clima e ação territorial”.

Leia Também:  Vem pra Foz: Em 45 anos, Itaipu já recebeu mais de 25 milhões de visitantes

O diretor de Coordenação de Itaipu, Carlos Carboni, defendeu que o resgate das ações ambientais é essencial não apenas como registro histórico, mas fundamentalmente para a conscientização das futuras gerações. “O que podemos mudar na cabeça das crianças e dos jovens?”, questionou. “Eu acredito que a Educação Ambiental faz esse papel de conscientizar as pessoas. De não apenas mobilizar, que é extraordinário, mas estabelecer o compromisso da transformação”, declarou. Carboni representou, no evento, o diretor-geral brasileiro, Enio Verri.

Silvana Vitorassi lembrou que o Programa de Educação Ambiental de Itaipu nasceu como estratégia para a promoção da sustentabilidade no território, despertando a consciência, o diálogo, a participação e, principalmente, o compromisso e o protagonismo das pessoas. “A ideia dessa publicação é que traga para os educadores ambientais, e para todos que atuam nessa área do meio ambiente, reflexões, aprendizados e evidências para que nasçam novas práticas que contribuam para a sustentabilidade de todo e qualquer território.”

Marcos Sorrentino comentou que “a experiência de Itaipu é um dos melhores exemplos que tivemos não só no Brasil, mas em todo o planeta Terra”. “É uma experiência reconhecida internacionalmente e que, nesse momento, merece ser indutora de novas iniciativas em todo o País”, completou.

Também compuseram a mesa de autoridades o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, e a representante da Agência Nacional das Águas (ANA), Renata Maranhão. A educadora ambiental e escritora Valéria Casale falou em nome dos autores. A escritora, socióloga, militante feminista, educadora popular e uma das autoras convidadas do livro, Moema Viezzer, encaminhou uma mensagem para o lançamento, que foi lida na cerimônia.

Leia Também:  Itaipu alcança resultado histórico de 100% de efeiciência operativa 2022

“Eu diria que a educação socioambiental para a sustentabilidade, tão belamente registrada neste livro, pode e deve continuar andando/correndo pelas três pistas escolhidas: no território onde estão os seres vivos – humanos e não-humanos – em que ela se desenvolve; na instituição, em todos seus níveis de organização e atuação; [e] nas estruturas enquanto espaços permanentes de educação ambiental”, escreveu Viezzer.

A primeira edição de “Os Caminhos da Educação Ambiental na Itaipu Binacional” tem tiragem de 5 mil exemplares e será distribuída para instituições parceiras de Itaipu na região e instituições de ensino. A obra também será disponibilizada em formato digital para o público em geral.

Autoridades presentes

Também participaram da cerimônia de lançamento do livro o vice-presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros e prefeito de Medianeira, Antonio França Benjamin; o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, José Ulisses dos Santos; e o ex-diretor de Coordenação da Itaipu (2003-2017) e idealizador do programa Cultivando Água Boa, Nelton Friedrich. Estavam presentes ainda o diretor técnico executivo da Itaipu, Renato Sacramento; o diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari; o diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha; e diretores do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Itaipu

Natal da Itaipu 2024 terá shows e oficinas gratuitas

Published

on

O Papai Noel estará muito bem acompanhado na Vila Encantada do Natal 2024 da Itaipu Binacional. De 7 de dezembro a 5 de janeiro, o bom velhinho terá uma série de atividades gratuitas para encantar e divertir adultos e crianças no Gramadão da Vila A.
A abertura do Natal da Itaipu será neste sábado (7), às 20h, com o espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar. É o terceiro ano consecutivo em que a companhia participa das festividades, sempre com shows muito elogiados pelo público.  Em 2024, um grupo de mais de 40 artistas vai contar a história de Luli, uma garota determinada a resgatar o espírito natalino para sua família.
No domingo (8), o Padre Reginaldo Manzotti relembra o verdadeiro significado do Natal em uma missa seguida de show, com início às 18h.
Padre Reginaldo Manzotti fará missa e show no domingo (8). Foto: Marcos Labanca/Itaipu Binacional
A partir daí, todo final de semana (de sexta a domingo), vai ter música para todos os estilos, com destaque para artistas locais. O início será sempre às 19h. No dia 13, DJ; no dia 14, Banda Fumê; no domingo (15) showzaço com Coral de Itaipu e APAE. Já no dia 20 tem Orquestra Doxologia; no dia 21, Inspira Samba e, no domingo (22), banda Lei de Gauss. Em janeiro, no dia 4, sobe ao palco do Gramadão Maxcilene Carvalho, e no domingo (5), Marina Araldi.
Luz e emoção
As noites do Natal do Gramadão começarão com a alegria de uma fanfarra convidando os visitantes para a Vila Encantada. Às 19h30, a árvore de 22 metros de altura será acesa pelo “Engenheiro da Itaipu”, personagem responsável por cuidar de todos os detalhes do funcionamento da Vila.
Haverá ainda efeitos artísticos com luzes de LED, projeção de vídeos e vários espaços “instagramáveis” para registrar o momento em família, além de acrobatas, palhaços e “duenders”, os fotógrafos que estarão registrando o evento e os visitantes.
Outro destaque da decoração é a Casa do Papai Noel. Durante a semana, ele conversa e tira fotos com as crianças das 20h às 22h; nos fins de semana, das 18h às 22h. E ele estará de acordo com a última moda no Polo Norte: camiseta e bermuda. Afinal, em Foz do Iguaçu, a roupa tradicional não dá!
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Oficinas
A partir da próxima terça-feira (10), o público vai aprender e se divertir com várias oficinas gratuitas, ministradas por personagens muito especiais.
A Oficina de Contação de Histórias fica a cargo da Mamãe Noel. A Senhora Árvore vai ministrar uma oficina de Pintura de Enfeites usando madeira de reflorestamento. O Maestro Capivara e a Onça Maestrina vão ensinar a fazer instrumentos musicais usando materiais recicláveis. O artista Natalino fará pintura em ecobags e, para completar, a Fada Atlântica ministrará a Oficina de Jardinagem.
Companhia Despertar trará um novo show para emocionar. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
As Oficinas acontecem em casinhas decoradas de acordo com a personalidade de cada habitante, de terça a sexta, das 20h às 22h, e nos fins de semana, das 17h30 às 22h. A participação nas Oficinas é aberta ao público com número limitado de inscritos conforme a capacidade de atendimento. Para se inscrever basta chegar no local.
Os jovens dos projetos Um chute para o futuro, CAIA-Foz, Anjo Gabriel, Aprendendo a Viver e Associação Fraternidade Aliança, todos apoiados pela Itaipu, já confirmaram presença.
Solidariedade
Em parceria com a RPCTV e o Sebrae, os visitantes poderão entregar brinquedos novos ou usados em bom estado para doação a crianças em situação de vulnerabilidade. E quem doar vai receber uma surpresa da bolinha de Natal, Mary.
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MINISTRO DE MINAS E ENERGIA DESTACA PAPEL DE ITAIPU NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA