NOVA AURORA

PARANÁ

Operação da PCPR apreende 10 toneladas de fio de cobre em Pinhais

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu 10 toneladas de fio de cobre em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Um homem foi preso em flagrante por receptação durante a operação, que foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (16).

Na ação foram cumpridos cinco mandados de busca em estabelecimentos de recicláveis em Colombo e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O intuito foi coibir este tipo de ação criminosa.

“Esse tipo ação criminosa faz com que órgãos públicos e residências fiquem sem luz e sem internet, causando inúmeros prejuízos. Além disso, alimenta um mercado que está sempre ligado com o tráfico de drogas e outos crimes. Por isso, a atuação da PCPR é importante para impedir a ação dos criminosos”, afirma o delegado da PCPR Rodrigo Brown.

As apreensões incluem fios de cobre queimados e cortados, alguns fios com identificação de empresas de telefonias, hidrantes e outros materiais suspeitos de serem produtos de furto.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem na investigação de furtos de fio de cobre. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do 197, da PCPR, ou 181 do Disque-Denúncia.

Leia Também:  Feiras de serviços Paraná em Ação e Justiça no Bairro acontecerão em Goioerê nesta semana

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Saúde contrata mais 66 novos profissionais selecionados por meio de PSS

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Em quatro dias, PCPR na Comunidade atendeu mais de 2 mil pessoas em Jaguariaíva

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA