NOVA AURORA

PARANÁ

Estado deve licitar ainda neste ano a duplicação entre Marmeleiro e Francisco Beltrão

Publicado em

O Governo do Paraná deve lançar ainda em 2023 o edital da duplicação da PR-180, entre Marmeleiro e Francisco Beltrão. O projeto executivo foi entregue de maneira simbólica ao governador Carlos Massa Ratinho Junior e ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) na cerimônia de inauguração do Contorno Noroeste de Francisco Beltrão, mas ele já está sendo analisado pelos engenheiros do Estado. 

O projeto prevê a duplicação integral da rodovia, do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na saída de Francisco Beltrão, até a entrada de Marmeleiro, numa extensão de 3,8 quilômetros. Além disso, o estudo prevê 1,7 quilômetro de vias marginais e implantação de uma passarela para pedestres. O investimento previsto é de cerca de R$ 33 milhões.

“Essa será mais uma obra emblemática para Francisco Beltrão e Marmeleiro, atendendo uma ligação importante do Sudoeste. Investimentos em infraestrutura são fundamentais ao desenvolvimento do Estado e em breve queremos licitar essa obra e dar início aos trabalhos”, disse o governador Ratinho Junior.

Leia Também:  Promessa antiga, duplicação entre Guarapuava e Pitanga finalmente sai do papel

“O Sudoeste está contemplado no grande pacote de obras da nova concessão e estamos com outras obras na região, como a revitalização em concreto da PRC-280, com o trecho Palmas-Horizonte concluído, e a empresa da continuação até Clevelândia já definida. Essa nova melhoria entre Francisco Beltrão e Marmeleiro vai modernizar ainda mais a logística do Sudoeste”, complementou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O projeto executivo foi feito pela empresa Oeste Engenharia, contratada pela prefeitura de Marmeleiro, com apoio de empresários e da sociedade civil organizada da região. Ele foi feito utilizando a metodologia BIM, que facilita o processo de controle e execução de obras. O fluxo estimado de veículos no trecho é de mais de 450 mil por mês.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  Operação da PCPR mira grupo que usava helicóptero para traficar grandes quantidades de droga

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA