Aconteceu no CRAS nesta semana que passou, o curso realizado pela SANEPAR através do técnico Márcio Demar Preuss, as famílias beneficiárias do programa Caixa d’Água boa, a capacitação visou a efetiva instalação das caixas D’água pelos beneficiários que foram contemplados pelo programa ou profissionais por eles indicado, ao total foram 20 famílias selecionadas. Este programa é uma ação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), desenvolvida em parceria com os municípios e a comunidade.
Segundo a coordenadora do CRAS Nadia Elizandra Sassi, o programa caixa d’água boa proporciona a melhoria das condições habitacionais e de habitat das famílias em situação de vulnerabilidade social. A caixa d’água é muito importante para a família, pois na sua ausência a família pode ficar privada de conforto, higiene, bem-estar. O projeto beneficia não só as famílias contempladas, mas toda a comunidade, pois evita que a rede de distribuição de água fique sobrecarregada”.
Para ser elegível ao Programa, a família deveria atender cumulativamente aos seguintes critérios: residir em município que possua contrato de concessão ou programa vigente com a Sanepar, residir em domicílio abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d’água, estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social conforme Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) no Programa Família Paranaense Nossa Gente Paraná e possuir renda familiar de até meio salário mínimo nacional por pessoa. Assim, através de visitas domiciliares e conjunto com a SANEPAR, setor de engenharia do Município foi selecionada as famílias que se enquadravam nos critérios.
Segundo a Secretaria de Assistência Social Edna Basso da Luz, esse programa trará benefícios as famílias em vulnerabilidade social e vai garantir o conforto e o abastecimento das pessoas durante a interrupção no fornecimento de água. Nos próximos dias as famílias receberão as caixas e o kit de instalação e uma estrutura externa que é uma coluna de eucalipto tratada (uma solução mais prática e econômica) e logo as famílias vão poder usufruir deste benefício.