NOVA AURORA

PARANÁ

Fazenda Rio Grande e São Mateus do Sul contarão com novos conselhos tutelares

Publicado em

As cidades de Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba) e São Mateus do Sul (Sul do Estado) ganharão novas sedes dos Conselhos Tutelares, resultado de parceria entre as secretarias de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), das Cidades (Secid) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca). Ordem de serviço para a construção das sedes foi assinado nesta sexta-feira (11) pelo Governo do Estado.

Os espaços, que oferecerão mais conforto e segurança para as famílias que precisarem de atendimento, recebem investimento de R$ 2.642.299, oriundos do Fundo Estadual da Infância e Adolescente, deliberados pelo Cedca. Os locais terão área de 222 metros quadrados cada um e o prazo de execução das obras é de 180 dias.

Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, as crianças devem ser protegidas e não passar por revitimizações. “Precisamos garantir que tenham privacidade, que sejam ouvidas com respeito, com carinho e atenção”, disse.

Os prédios possuirão cinco salas para atendimentos individualizados, brinquedoteca, áreas de convivência, local com computadores para adolescentes e outras formas de garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Leia Também:  Escolas estaduais: ações organizadas por professores impulsionam uso de recursos digitais

No ano passado, o Governo do Paraná e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente anunciaram a construção de 12 Conselhos Tutelares em 12 cidades, investimento que somará R$ 15 milhões.

As obras serão feitas pela Diretoria de Edificações da Secretaria de Estado das Cidades (Secid). Segundo o secretário Eduardo Pimentel, são espaços apropriados, que oferecem a segurança necessária que as crianças merecem, que as famílias precisam. “Essa parceria com a Sedef é muito importante, visto que o repasse financeiro é de lá e todo o acompanhamento das obras será realizado por nossas equipes”, destacou.

A prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, comemorou mais essa importante obra no município. “Quando fazemos um prédio próprio, conseguimos sair do aluguel, e aqui no município estamos buscando sempre que os equipamentos de atendimento sejam próprios, próximos um do outro. Só temos que agradecer o Governo do Estado por essa importante parceria, que nos proporciona essas ações. Esse fortalecimento da rede de proteção é essencial para os nossos municípios”, disse.

Leia Também:  Exposição "Eu e o Mundo", com curadoria de Uiara Bartira, abre na quinta no Alfredo Andersen

Além de Fazenda Rio Grande e São Mateus do Sul, o município de Rolândia, também já iniciou as obras. As outras cidades contempladas são Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Imbituva, Jaguariaíva, Maringá e Prudentópolis.

Participaram das assinaturas o superintendente da Secretaria das Cidades, Márcio Wosniak; os deputados estaduais Márcia Huçulak, Alisson Wanscheer e Anibeli Neto, vereadores e autoridades municipais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Secretaria da Saúde promove mutirão de cirurgias pediátricas em Londrina neste sábado

Published

on

By

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas pediátricas e ampliar o acesso ao atendimento especializado para crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Hospital Eulalino Ignácio de Andrade (Zona Sul) de Londrina, promove neste sábado (12) um mutirão de cirurgias pediátricas. A ação vai beneficiar pacientes do próprio município e de outras cidades que integram a 17ª Regional de Saúde.

Ao todo, serão 22 procedimentos cirúrgicos: 16 postectomias – cirurgia comum em crianças, voltada à correção de fimose, e seis intervenções de otorrinolaringologia, como a retirada de amígdalas ou adenoides, indicadas para pacientes com infecções recorrentes ou dificuldades respiratórias.

Os pacientes atendidos no mutirão terão internação e alta no mesmo dia, com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para viabilizar a ação, o hospital reservou 26 leitos exclusivos para a internação e recuperação pós-cirúrgica e mobilizou uma equipe especializada, composta por 15 profissionais, entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe de apoio administrativo.

Leia Também:  Estado reforça atendimento para ampliar cirurgias no Hospital Regional de Guarapuava

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da ação e o impacto positivo na rotina das famílias. “Estamos falando de cirurgias simples, mas muito importantes para a saúde e o bem-estar das crianças. Sabemos o quanto as famílias aguardam por esses procedimentos e, com esse esforço concentrado, conseguimos dar agilidade à fila de espera. Ampliar o acesso é uma missão que temos levado muito a sério em todo o Paraná”, afirmou.

O Hospital Zona Sul é referência regional em cirurgias pediátricas de média complexidade. Em média, realiza 160 procedimentos eletivos por mês, sendo 120 na área de otorrinolaringologia e 40 em outras especialidades. Do total de pacientes atendidos, 58% são de Londrina e 42% vêm de outros municípios do Paraná.

O diretor-geral da unidade, Geraldo Júnior Guilherme, reforça que a realização de mutirões tem sido uma estratégia eficaz para desafogar a demanda reprimida e atender as crianças que esperam pelo procedimento há mais tempo. “Somos o único hospital da região que realiza cirurgias pediátricas em nível secundário. Sabemos da responsabilidade que isso representa e, por isso, estamos organizando ações como essa, que ajudam a dar vazão à fila e garantem mais agilidade no cuidado com os pequenos”, pontuou.

Leia Também:  Agência do Trabalhador de Curitiba promove mutirão para temporários nesta quarta

ATENDIMENTOS – O Hospital Zona Sul vem registrando números expressivos em 2024. Já foram realizadas 10 mil cirurgias eletivas, mais de 10 mil internações e 25 mil atendimentos ambulatoriais. Apenas no primeiro trimestre deste ano, foram 2.684 cirurgias, 2.299 internações e 6.536 atendimentos ambulatoriais, consolidando o papel estratégico da unidade na assistência especializada da região.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA