NOVA AURORA

Institucional

8 DE AGOSTO: UMA DATA DUPLAMENTE IMPORTANTE PARA A ITAIPU

Publicado em

No dia 8 de agosto comemora-se o aniversário de dois fatos marcantes na história da Itaipu. Nesta data, em 1989, a usina foi reconhecida como a maior do mundo em potência instalada. Em 2012, atingiu a marca de 2 bilhões de megawatts-hora (MWh) de produção acumulada desde 1984, ano em que entraram em funcionamento suas primeiras unidades geradoras.

O primeiro título foi conquistado exatamente às 14h48 do dia 8 de agosto de 1989, quando começou a funcionar a 15ª unidade geradora e Itaipu atingiu a capacidade de 10.500 megawatts (MW), ultrapassando a usina venezuelana de Guri, cuja potência instalada é de 10.200 MW.

Nos anos seguintes, a marca foi ampliada, chegando a 12.600 MW e, depois, a 14.000 MW. Mas os chineses, inspirados por Itaipu, foram ganhando espaço. Em 2007, a usina chinesa de Três Gargantas comissionou sua 21ª unidade geradora, alcançando 14.700 MW de potência instalada, projeto que culminou com 22.500 MW em 2012, colocando-a como a maior do mundo.

Em 2022, a China inaugurou a usina hidrelétrica de Baihetan, com 16 mil MW, deixando Itaipu em 3º lugar neste ranking.

Em outro critério, Itaipu permaneceu por muitos anos com o título de maior do mundo em produção anual de energia. Em 1990, produzimos 53 milhões de MWh, superando a produção anual de Guri. Este recorde também foi sendo ampliado, até a marca de 103,098 milhões de megawatts-hora (MWh) gerados em 2016. Três Gargantas só ultrapassou a marca em 2020, ao somar 111,8 milhões de MWh no ano (valores registrados pelo Guinness Book).

Em um terceiro critério, Itaipu é e continuará sendo a “maior do mundo” em produção acumulada de energia hidrelétrica. Não há um ranking oficial deste valor, mas, a partir da estimativa de quanto outras usinas produziram em toda sua história, sabe-se que nenhuma supera Itaipu.

Megaprodução acumulada em 28 anos

Às 18h55 de 8 de agosto de 2012, uma quarta-feira, a usina atingiu a geração acumulada de 2 bilhões de megawatts-hora, desde o início da entrada em operação, em 1984. Nenhuma outra usina no mundo atingiu, até hoje, este volume de produção. Itaipu continua sendo a maior do mundo em geração acumulada.

Considerando o consumo de eletricidade da época, essa megageração seria suficiente para suprir o consumo de energia elétrica do mundo inteiro por 39 dias.

2,9 bilhões de MWh

E Itaipu não parou de produzir – e muito! No ano passado, no dia 27 de dezembro, a binacional atingiu a produção acumulada de 2,9 bilhões de MWh. Este volume poderia abastecer o mundo inteiro por 41 dias; o Brasil por cinco anos e oito meses; o Estado de São Paulo por 21 anos; Minas Gerais por 47 anos; e o Paraná por 81 anos e nove meses. Os 3 bilhões de MWh serão atingidos por Itaipu no primeiro semestre de 2024.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora realiza capacitação com famílias acolhedoras
Advertisement

Itaipu

Natal da Itaipu 2024 terá shows e oficinas gratuitas

Published

on

O Papai Noel estará muito bem acompanhado na Vila Encantada do Natal 2024 da Itaipu Binacional. De 7 de dezembro a 5 de janeiro, o bom velhinho terá uma série de atividades gratuitas para encantar e divertir adultos e crianças no Gramadão da Vila A.
A abertura do Natal da Itaipu será neste sábado (7), às 20h, com o espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar. É o terceiro ano consecutivo em que a companhia participa das festividades, sempre com shows muito elogiados pelo público.  Em 2024, um grupo de mais de 40 artistas vai contar a história de Luli, uma garota determinada a resgatar o espírito natalino para sua família.
No domingo (8), o Padre Reginaldo Manzotti relembra o verdadeiro significado do Natal em uma missa seguida de show, com início às 18h.
Padre Reginaldo Manzotti fará missa e show no domingo (8). Foto: Marcos Labanca/Itaipu Binacional
A partir daí, todo final de semana (de sexta a domingo), vai ter música para todos os estilos, com destaque para artistas locais. O início será sempre às 19h. No dia 13, DJ; no dia 14, Banda Fumê; no domingo (15) showzaço com Coral de Itaipu e APAE. Já no dia 20 tem Orquestra Doxologia; no dia 21, Inspira Samba e, no domingo (22), banda Lei de Gauss. Em janeiro, no dia 4, sobe ao palco do Gramadão Maxcilene Carvalho, e no domingo (5), Marina Araldi.
Luz e emoção
As noites do Natal do Gramadão começarão com a alegria de uma fanfarra convidando os visitantes para a Vila Encantada. Às 19h30, a árvore de 22 metros de altura será acesa pelo “Engenheiro da Itaipu”, personagem responsável por cuidar de todos os detalhes do funcionamento da Vila.
Haverá ainda efeitos artísticos com luzes de LED, projeção de vídeos e vários espaços “instagramáveis” para registrar o momento em família, além de acrobatas, palhaços e “duenders”, os fotógrafos que estarão registrando o evento e os visitantes.
Outro destaque da decoração é a Casa do Papai Noel. Durante a semana, ele conversa e tira fotos com as crianças das 20h às 22h; nos fins de semana, das 18h às 22h. E ele estará de acordo com a última moda no Polo Norte: camiseta e bermuda. Afinal, em Foz do Iguaçu, a roupa tradicional não dá!
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Oficinas
A partir da próxima terça-feira (10), o público vai aprender e se divertir com várias oficinas gratuitas, ministradas por personagens muito especiais.
A Oficina de Contação de Histórias fica a cargo da Mamãe Noel. A Senhora Árvore vai ministrar uma oficina de Pintura de Enfeites usando madeira de reflorestamento. O Maestro Capivara e a Onça Maestrina vão ensinar a fazer instrumentos musicais usando materiais recicláveis. O artista Natalino fará pintura em ecobags e, para completar, a Fada Atlântica ministrará a Oficina de Jardinagem.
Companhia Despertar trará um novo show para emocionar. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
As Oficinas acontecem em casinhas decoradas de acordo com a personalidade de cada habitante, de terça a sexta, das 20h às 22h, e nos fins de semana, das 17h30 às 22h. A participação nas Oficinas é aberta ao público com número limitado de inscritos conforme a capacidade de atendimento. Para se inscrever basta chegar no local.
Os jovens dos projetos Um chute para o futuro, CAIA-Foz, Anjo Gabriel, Aprendendo a Viver e Associação Fraternidade Aliança, todos apoiados pela Itaipu, já confirmaram presença.
Solidariedade
Em parceria com a RPCTV e o Sebrae, os visitantes poderão entregar brinquedos novos ou usados em bom estado para doação a crianças em situação de vulnerabilidade. E quem doar vai receber uma surpresa da bolinha de Natal, Mary.
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MARIPÁ: 2º Festival do Cordeiro e Churrasco arrecadou R$ 75 mil para a UOPECCAN
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA