NOVA AURORA

PARANÁ

Servidores municipais concluem primeira etapa de capacitação do Programa Conecta399

Publicado em

Nesta semana, 646 servidores públicos efetivos e comissionados de 362 municípios paranaenses inscritos no Conecta399 concluíram a capacitação inicial desse programa do Governo do Estado, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, que tem como foco acelerar projetos.

Com duração de um mês e participação de mais de 90% dos municípios do Estado, o curso via educação à distância integrou interlocutores – que ocupam posição estratégica em administrações locais – aos objetivos, princípios, eixos, limites e vedações do projeto, qualificando-os na função de capilarizar essa iniciativa.

O Conecta399, lançado em abril, visa aprimorar a capacidade dos 399 municípios paranaenses de tirar do papel projetos de desenvolvimento local. A iniciativa vai oferecer apoio técnico, político e gerencial para a obtenção de recursos federais e de editais nacionais e internacionais.

Idealizador da política, o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, comemorou a adesão e o engajamento dos interlocutores nesse instrumento, que é uma forma de atender e dar suporte a pequenos municípios, seguindo o desejo do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“O Conecta399 é uma grande rede para que a gente possa capacitar, informar, treinar, auxiliar gestores municipais e lideranças nos municípios que, muitas vezes, têm dificuldade ou de captar e acessar recursos, por questões burocráticas, ou de identificar novas oportunidades”, disse.

Segundo Guto Silva, o processo todo visa melhorar a vida das pessoas, o que exige preparação e trabalho de suporte. “Vamos capacitar toda a equipe, esse exército de gestores municipais, para que possam acessar e vislumbrar novas oportunidades para captar recursos que vão ter impacto na vida das pessoas, impacto no dia a dia das cidades”, afirmou, assinalando que o próximo passo é iniciar o trabalho sobre a plataforma TransfereGov, do governo federal, voltada à transferência de recursos.

Na capacitação, os interlocutores, com suporte institucional da Escola de Gestão do Paraná e da assessoria técnica do Conecta399, tiveram sanadas dúvidas de conteúdo, plataforma, providências e, também, abordadas questões relativas a oportunidades de recursos e projetos.

Leia Também:  Exportações do Paraná alcançam US$ 14,4 bilhões entre janeiro e julho, alta de 13,3%

RESULTADOS POSITIVOS – O diretor de Projetos da SEPL, Marcos Junior Marini, ressaltou a importância da iniciativa e os resultados positivos da capacitação, que serviu de alinhamento e, principalmente, para ampliar o entendimento da metodologia dessa ferramenta disponibilizada pelo Governo. “Nessa primeira capacitação os interlocutores dos municípios tiveram a oportunidade de indicar um diagnóstico em relação às demandas das cidades, um farto material que vai gerar relatórios que poderão subsidiar tomadas de decisão em relação a editais e ao fomento”, disse.

Segundo ele, o grupo que sai dessa capacitação terá grande capacidade de buscar fomento, participar de editais e potencializar a condição para obter recursos. “Essa grande participação de interlocutores dos municípios, sejam funcionários de carreira, sejam em cargos em comissão, nos motiva para o próximo passo, em 14 de agosto, quando lançaremos nova etapa, um curso específico, mais operacional e estratégico, voltado ao TransfereGov, plataforma oficial para todas as transferências de recursos da União aos municípios”, acrescentou.

IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO – Essa capacitação se justifica pelos resultados de pesquisas consistentes, como o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). “Especialmente o I-Planej, implementado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que revela a centralidade e urgência de se desenvolver a cultura do planejamento em todo o território estadual”, afirmou o coordenador do Apoio ao Planejamento Municipal, responsável pelo Conecta399, Marcelino Manhani Junior.

O curso é considerado importante por instituir as bases humanas e técnicas de uma rede básica de ação coletiva coordenada. “Os interlocutores, motivados por uma favorável e consciente base política, se apresentaram comprometidos e interessados com o objeto do Conecta399”, disse o assessor técnico do programa, Eliseu Venturi. “Foi possível notar uma heterogeneidade de maturação de práticas administrativas, o que reforça a necessidade de parcerias entre todos os atores sociais, inclusive entre si, e seu compromisso com o desenvolvimento”.

Leia Também:  UENP oferta prática esportiva gratuita a mais de 500 crianças e adolescentes de Jacarezinho

Durante as aulas, os interlocutores puderam ajustar percepções, expectativas e dúvidas, e acessar um mapeamento estratégico de modos de gestão pública.

A assessora da Coordenação de Mapeamento de Processos da SEPL, Elisangela Rocha, que tem colaborado tecnicamente com o questionário de diagnóstico e organização da base de dados da política, destacou a importância de se fazer essa conexão com os servidores municipais. “Saber quem são, o que pensam e quais as necessidades dos interlocutores e seus contextos é um primeiro passo imprescindível para que o Conecta399 alcance a qualidade da sua concepção, ajustando-se os eixos às priorizações trazidas pelos gestores locais”, afirmou.

PALAVRA DE PARTICIPANTES – Para o secretário de Controle, Integridade e Transparência Pública de Arapongas (Norte), Henrique Garcia Filetti, que participou da capacitação, tanto a formação conceitual quanto o diagnóstico se apresentaram como uma ferramenta útil à gestão municipal. “Excelente conteúdo abordado na capacitação, tanto no módulo I quanto no módulo II. Os conteúdos foram abordados de forma clara e bem intuitivos”, disse.

“O Conecta399, ao funcionar como um espaço de troca de ideias e experiências, traz expectativas de aprendizado, aperfeiçoamento da cultura local de planejamento e compreensão de soluções específicas a cada dinâmica institucional”, afirmou Cristiane Preis, servidora de Nova Esperança do Sudoeste (Sudoeste do Estado).

Além de destacar a importância dos projetos para o desenvolvimento de metas realistas e pensadas a longo prazo. “A formação e preparação de técnicos será importante para dinamizar as solicitações e melhorar a interação com os demais órgãos da administração”, afirmou o servidor João Marcos Fontoura Alves, de Iguaraçu (Noroeste).

Uma nova turma de interlocutores para capacitação do Programa Conecta399 terá início em 14 de agosto, que tratará do instrumento TransfereGov. A capacitação inicial seguirá disponível para ser feito pelos interlocutores municipais através do site da Escola de Gestão.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  DER/PR avança em nova etapa da recuperação da encosta da BR-277 no Litoral

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA