NOVA AURORA

Itaipu

AVISTAMENTO DE TAMANDUÁ-BANDEIRA INDICA A BIODIVERSIDADE DAS FLORESTAS DE ITAIPU

Publicado em

Um tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), animal em risco de extinção, também chamado de jurumi, foi avistado por empregados da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD) da Itaipu na quarta-feira (26), em uma das áreas de conservação da Binacional, que compreendem cerca de cem mil hectares de Mata Atlântica no Brasil e no Paraguai.
O mamífero é mais registrado no cerrado, mas, apesar de também viver na Mata Atlântica, ele é pouco avistado nesse bioma, no qual se inserem as áreas protegidas da Itaipu. “Isso torna o avistamento um bom indicador de qualidade do ambiente”, explica o médico veterinário Pedro Henrique Ferreira Teles (MARP.CD).
Segundo ele, “encontrar um animal desse porte numa área protegida de Itaipu demonstra que as florestas da usina proporcionam alimento, segurança e abrigo para espécies ameaçadas, promovendo vida silvestre nos refúgios”.
Ainda segundo o veterinário, o avistamento dessa espécie é de grande importância para a Itaipu, exatamente por tratar-se de um animal classificado como vulnerável. “Isso demonstra que a biodiversidade dos nossos refúgios está em expansão suficiente para comportar animais sensíveis às alterações ambientais”, diz Teles.
O tamanduá-bandeira é um mamífero conhecido pelo seu porte imponente e por sua cauda com pelos longos que lembram uma bandeira. Em um ecossistema, ele é importante por sua capacidade de ingerir 60 mil cupins por dia, sendo um excelente controlador de pragas, e por abrir caminhos e trilhas que podem ser, posteriormente, usados por outros animais. Além de destruir troncos em decomposição, ao buscarem larvas, os tamanduás-bandeira contribuem para a limpeza e decomposição do material lenhoso nas florestas.
Tamanduá-bandeira é avistado por empregado da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu. Foto: Anderson Gibathe | Itaipu Binacional 
A sobrevivência dessa espécie é constantemente colocada em risco tanto pela perda e degradação de seu habitat natural como pela caça ilegal, incêndios florestais e atropelamentos, entre outros. Esses fatores contribuem para que o tamanduá-bandeira esteja presente na Lista Vermelha (Red List) da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), com um grau de risco de extinção e perigo de desaparecer da natureza.
A Itaipu Binacional optou por não divulgar o nome da área protegida em que o animal foi avistado, como forma de protegê-lo de possíveis caçadores.
Itaipu e as ações ambientais 
A usina contribui de duas formas principais para a proteção da fauna. Uma delas é a conservação ex-situ, que é feita sob os cuidados diretos do Refúgio Biológico Bela Vista, com a reprodução de animais quase extintos na vida livre da região, como é o caso de onças, harpias, jacutingas e mutuns, entre outros. Essas espécies são cuidadas para que no futuro possam ser devolvidas a seus habitats naturais.
A outra é a conservação do tipo in-situ, um trabalho no ambiente nativo, como a restauração florestal. A floresta é reconstruída de forma que os animais tenham capacidade de sobreviver e se reproduzir, contribuindo com o retorno de espécies raras e com o aumento da biodiversidade da região.
Reconhecimento
A contribuição da Itaipu para a conservação da biodiversidade na região de fronteira é reconhecida por diversos organismos nacionais e internacionais. As áreas protegidas pela binacional têm o status de Reserva da Biosfera, chancela dada pelo Programa “O Homem e a Biosfera” (MaB, em inglês) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Já a Fundação SOS Mata Atlântica aponta que a empresa é a principal responsável pela regeneração desse bioma no Paraná, chegando a quase 30% da recuperação observada no estado ao longo dos últimos 30 anos.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  EMPREGADOS DA DIRETORIA TÉCNICA APRESENTAM TRABALHOS EM EVENTO MUNDIAL
Advertisement

Itaipu

Natal da Itaipu 2024 terá shows e oficinas gratuitas

Published

on

O Papai Noel estará muito bem acompanhado na Vila Encantada do Natal 2024 da Itaipu Binacional. De 7 de dezembro a 5 de janeiro, o bom velhinho terá uma série de atividades gratuitas para encantar e divertir adultos e crianças no Gramadão da Vila A.
A abertura do Natal da Itaipu será neste sábado (7), às 20h, com o espetáculo “Uma Noite Antes do Natal”, da Companhia Despertar. É o terceiro ano consecutivo em que a companhia participa das festividades, sempre com shows muito elogiados pelo público.  Em 2024, um grupo de mais de 40 artistas vai contar a história de Luli, uma garota determinada a resgatar o espírito natalino para sua família.
No domingo (8), o Padre Reginaldo Manzotti relembra o verdadeiro significado do Natal em uma missa seguida de show, com início às 18h.
Padre Reginaldo Manzotti fará missa e show no domingo (8). Foto: Marcos Labanca/Itaipu Binacional
A partir daí, todo final de semana (de sexta a domingo), vai ter música para todos os estilos, com destaque para artistas locais. O início será sempre às 19h. No dia 13, DJ; no dia 14, Banda Fumê; no domingo (15) showzaço com Coral de Itaipu e APAE. Já no dia 20 tem Orquestra Doxologia; no dia 21, Inspira Samba e, no domingo (22), banda Lei de Gauss. Em janeiro, no dia 4, sobe ao palco do Gramadão Maxcilene Carvalho, e no domingo (5), Marina Araldi.
Luz e emoção
As noites do Natal do Gramadão começarão com a alegria de uma fanfarra convidando os visitantes para a Vila Encantada. Às 19h30, a árvore de 22 metros de altura será acesa pelo “Engenheiro da Itaipu”, personagem responsável por cuidar de todos os detalhes do funcionamento da Vila.
Haverá ainda efeitos artísticos com luzes de LED, projeção de vídeos e vários espaços “instagramáveis” para registrar o momento em família, além de acrobatas, palhaços e “duenders”, os fotógrafos que estarão registrando o evento e os visitantes.
Outro destaque da decoração é a Casa do Papai Noel. Durante a semana, ele conversa e tira fotos com as crianças das 20h às 22h; nos fins de semana, das 18h às 22h. E ele estará de acordo com a última moda no Polo Norte: camiseta e bermuda. Afinal, em Foz do Iguaçu, a roupa tradicional não dá!
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Oficinas
A partir da próxima terça-feira (10), o público vai aprender e se divertir com várias oficinas gratuitas, ministradas por personagens muito especiais.
A Oficina de Contação de Histórias fica a cargo da Mamãe Noel. A Senhora Árvore vai ministrar uma oficina de Pintura de Enfeites usando madeira de reflorestamento. O Maestro Capivara e a Onça Maestrina vão ensinar a fazer instrumentos musicais usando materiais recicláveis. O artista Natalino fará pintura em ecobags e, para completar, a Fada Atlântica ministrará a Oficina de Jardinagem.
Companhia Despertar trará um novo show para emocionar. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
As Oficinas acontecem em casinhas decoradas de acordo com a personalidade de cada habitante, de terça a sexta, das 20h às 22h, e nos fins de semana, das 17h30 às 22h. A participação nas Oficinas é aberta ao público com número limitado de inscritos conforme a capacidade de atendimento. Para se inscrever basta chegar no local.
Os jovens dos projetos Um chute para o futuro, CAIA-Foz, Anjo Gabriel, Aprendendo a Viver e Associação Fraternidade Aliança, todos apoiados pela Itaipu, já confirmaram presença.
Solidariedade
Em parceria com a RPCTV e o Sebrae, os visitantes poderão entregar brinquedos novos ou usados em bom estado para doação a crianças em situação de vulnerabilidade. E quem doar vai receber uma surpresa da bolinha de Natal, Mary.
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  2023 Itaipu propõe tarifa para 2023
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA