NOVA AURORA

PARANÁ

Com aporte de R$ 27 milhões, nova estrutura dos Bombeiros de Foz do Iguaçu está finalizada

Publicado em

A nova sede do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, no Oeste, está com a obra 99% concluída. A estrutura está pronta, com as ligações de luz e água feitas, faltando apenas a instalação de alguns equipamentos e ajustes finais.

O novo prédio, localizado na Rua Guará, 354, conta com uma área construída de 5.849,51 metros quadrados e vai centralizar as atividades dos bombeiros na cidade. O investimento é de R$ 27,5 milhões, com recursos oriundos de um financiamento do BID para a Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp). Todo o acompanhamento técnico e fiscalização do projeto e da obra foi realizado pela Diretoria de Edificações da Secretaria das Cidades (Secid).

“É uma parceria importante entre a Diretoria de Edificações da Secid com a Sesp, que ocorre por determinação do governador Ratinho Junior. Por meio desse trabalho em conjunto, Foz do Iguaçu ganha um novo Corpo de Bombeiros que trará mais segurança e tranquilidade para a cidade e região”, diz o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel.

Leia Também:  Obras do Asfalto Novo, Vida Nova já estão em andamento em três municípios do Paraná

A nova unidade vai concentrar salas administrativas, refeitório, academia, espaço para fisioterapia, sala de atendimento à população, central de monitoramento compartilhada com a Guarda Municipal, alojamentos com garagem e espaço necessário para armazenar os veículos e equipamentos do Corpo de Bombeiros.

“É um projeto esperado por nós há muitos anos e que agora está prestes a se tornar realidade. Essa unidade permite ao Corpo de Bombeiros realizar um trabalho de excelência. Espaços como a academia e a sala de fisioterapia, por exemplo, são essenciais porque o bombeiro usa muito a força no seu dia a dia, principalmente no resgate de vidas”, diz o comandante do 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu, Amarildo Roberto Ribeiro.  

O coronel lembra que, apesar da nova unidade ter capacidade para abrigar todo o efetivo da corporação, ainda serão mantidas outras unidades de atendimento na cidade por conta do tempo de resposta do atendimento.

DIRETORIA DE EDIFICAÇÕES – Como parte da estruturação da nova Secretaria das Cidades, a Diretoria de Edificações é responsável desde janeiro deste ano pelo acompanhamento e fiscalização de todas as obras de edificações do governo estadual.

Leia Também:  PCPR encontra criança que ficou sete dias desaparecida em São Paulo

“O objetivo é garantir que essas obras, sejam unidades do Corpo de Bombeiros, delegacias ou unidades de saúde respeitem as recomendações técnicas do projeto, sejam entregues com qualidade e com celeridade”, explica Tatiana Nasser, diretora de Edificações da Secretaria.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Paraná lança linha de crédito para fortalecer turismo náutico e pesqueiro

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Mutirão de limpeza de manguezais retira quase 2,5 toneladas do entorno de Antonina

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA