NOVA AURORA

PARANÁ

Walking Tour: quase 1.500 estudantes de ensino médio conhecem câmpus da Unicentro

Publicado em

Quase 1.500 estudantes de ensino médio de escolas de municípios da região Centro-Sul e Campos Gerais, que integram os Núcleos Regionais de Educação de Irati e Ponta Grossa, conheceram os cursos, a estrutura e as formas de ingressar na Unicentro nesta semana. Em sua segunda edição, o “Walking Tour Unicentro” promoveu uma apresentação da vida acadêmica para quem está bem próximo de fazer parte dela, no câmpus Irati.

A ação faz parte do projeto “A Unicentro na escola e a escola na Unicentro”. Segundo a coordenadora da iniciativa, Loide Salache, a intenção é fomentar a democratização do ensino superior por meio dessa aproximação com os colégios. “É uma forma para que esses estudantes possam vivenciar a universidade no seu dia a dia, com todos os professores e as professoras, os acadêmicos e as acadêmicas, os agentes universitários, as agentes universitárias”, afirmou.

“Eles aproveitam essa oportunidade para se inteirar, saber quais cursos existem na Unicentro, mas também visitaram os laboratórios, os espaços físicos, conheceram a vivência dentro da instituição”, complementou o pró-reitor de Planejamento da Unicentro, Maurício Atamanczuk.

Leia Também:  Dia do Ouvidor: Saúde destaca força do canal direto de diálogo entre usuário e SUS

Para muitos estudantes, caminhar pelo câmpus foi uma forma interessante de conhecer o que a universidade tem a oferecer. “Muitos não têm noção do que é uma universidade, ficam com muita dúvida e medo se vai dar certo ou não. Então conhecer a universidade é uma oportunidade para decidir o futuro”, afirmou Paulo Henrique Cardoso, aluno do Colégio Estadual Julio Cesar, de Rebouças, que quer fazer o vestibular na Unicentro, entre Administração e Ciências Contábeis.

Rebeca Aparecida de Jesus, do Colégio Florestal de Irati, já decidiu que quer cursar Medicina Veterinária. Ela relata que a escolha pela universidade já vem de família. “A minha prima conseguiu entrar no Unicentro e ela falou para mim sobre os cursos. Fiquei muito interessada na Unicentro, porque ela é pública”, afirmou.

Professora do Colégio Getúlio Vargas, de Fernandes Pinheiro, Rosimara Halila Jenzura Kopp acompanhou o evento pela segunda vez e destacou que sempre orienta os alunos a participarem dos processos seletivos da Unicentro. “Eu procuro fazer um trabalho com eles, mostrando o que é o PAC (Programa de Avaliação Continuada), o vestibular, a instituição. Ano passado eu já trouxe alunos para o Walking Tour e já tivemos vários resultados, com alunos que atualmente estão estudando aqui na Unicentro neste ano”, salientou.

Leia Também:  RU da UEL comemora 25 anos com quase 12 milhões de refeições servidas

Além das visitas guiadas, os estudantes foram recepcionados com música ao vivo e com um acolhimento da reitoria. “A importância que a nossa universidade tem para a região tem uma dimensão econômica e uma social. Então nós sempre pensamos no que podemos fazer para melhorar e para aprimorar ainda mais esse contato e essa visibilidade”, ressaltou a diretora do câmpus Irati, Andrea Nogueira Dias.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, reforçou o convite para que os alunos se inscreverem nos processos seletivos. “Esta universidade, pelo ranking do MEC, é a 9º melhor universidade estadual do País”, complementou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025

Published

on

By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.

O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.

As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.

Leia Também:  Dia do Gestor Ambiental: conheça Norci Nodari, que tem 40 anos de dedicação à biodiversidade

O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.

Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.

Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.

A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.

Leia Também:  Com aval da Amep, instalação de complexo da CSN em Itaperuçu avança mais uma etapa

“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.

Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.

Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA