NOVA AURORA

PARANÁ

BRDE e Invest Paraná firmam acordo para expandir programas de incremento à economia

Publicado em

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Invest Paraná, agência de prospecção de novos negócios do Governo, vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, assinaram nesta terça-feira (1º) um acordo de cooperação técnica para viabilizar novas ações conjuntas nos programas estaduais Paraná Competitivo, de atração de investimentos, e Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), de valorização dos produtos tradicionais do Estado. 

Pelo acordo, o BRDE passa a atuar nestes dois programas a partir de suas linhas de crédito e fomento ao setor produtivo. O Paraná Competitivo e o VRS são voltados ao incremento da economia do Estado: o primeiro com atração direta de grandes players do mercado em áreas estratégicas, como indústria, e o segundo para desenvolver cadeias produtivas e os municípios em torno de produtos em comum, como a erva-mate da região Centro-Sul do Estado.

No Paraná Competitivo, a Invest Paraná encaminha para validação da Secretaria da Fazenda as solicitações de benefícios fiscais, sustentados por lei e sem renúncia fiscal, de empresas que queiram se instalar ou expandir a operação no Estado. Os incentivos pleiteados são avaliados a partir de critérios como setor econômico, quantidade de empregos criados, impactos econômicos e sociais, além de aspectos de sustentabilidade e o grau de inovação.

Leia Também:  Agências do Trabalhador do Paraná têm 12,7 mil vagas em todos os segmentos da economia

Já o Programa Vocações Regionais Sustentáveis valoriza as qualidades econômicas de cada região do Estado, inserindo valor comercial à produção de pequenos empreendedores, sem deixar de lado processos tradicionais e até históricos de como os produtos são feitos. Entre as ações, está a criação de marcas regionais para conquistar mercado, ressaltando questões como regionalidade e sustentabilidade, o que agrega mais valor à produção. Pelo acordo, o BRDE irá incentivar a criação e o desenvolvimento de negócios com taxas de financiamento personalizadas.

Atualmente, o programa VRS atua no Litoral, com produtos de banana, palmito pupunha, açaí juçara, frutas sazonais e turismo; na região Centro-Sul, com erva mate e pinhão; e no entorno da futura Represa do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, na produção agrícola local. Também está em fase de implantação no Vale do Ribeira, área que é grande produtora de tangerina e com grande potencial turístico.

O diretor do BRDE no Paraná, Wilson Bley Lipski, disse que a parceria renova a força do sistema paranaense de fomento, que também conta com a Fomento Paraná. “Esse acordo firmado reafirma esse propósito de capacitar novos empreendedores e promover a transformação econômica e social no Paraná”, disse. Ele lembrou que o BRDE assinou recentemente com a Finep um contrato de R$ 1 bilhão em recursos para investimentos em projetos de inovação, especialmente ao pequenos e médios empreendedores.

Leia Também:  Governo do Paraná tem 482 vagas de estágio abertas

O presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, ressaltou que o VRS vem apresentando bons resultados no Estado. “No Litoral vamos fomentar o turismo local, mobilizando a pequena indústria, artesãos e pequenos agricultores, capacitar mais as pessoas e demonstrar aos nossos empreendedores o quanto é importante crescer financeiramente, com sustentabilidade, seguindo as diretrizes do governo estadual”, afirmou.

“Esse governo está fazendo um dos maiores investimentos no Litoral nos últimos 50 anos, incluindo os relacionados aos pequenos e médios empreendimentos, ligados às vocações regionais, à cultura litorânea e à retenção de talentos da nossa região”, acrescentou o prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Junior, que representou os prefeitos da região na solenidade de assinatura do acordo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Sanepar investiu quase R$ 1,4 bilhão até setembro para ampliar sistemas de água e esgoto

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Paraná recebe primeira unidade móvel de monitoração eletrônica do País

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA