NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná Bom de Bola: confira os resultados da fase macro e os classificados para a grande final

Publicado em

Os municípios de São Mateus do Sul, Marilândia do Sul, São Jorge do Ivaí e Itapejara d’Oeste sediaram a fase macrorregional da 3ª edição do Paraná Bom de Bola neste final de semana. A competição de futebol de campo, realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Esporte, contou com a participação de 58 municípios inscritos em quatro categorias: 15+ feminino, sub 16 masculino, sub 21 masculino e master +50 masculino.

O coordenador do Paraná Bom de Bola, Marcelo Neves, afirma que participaram da competição mais de 1,5 mil pessoas, incluindo atletas, dirigentes e arbitragem. “Os classificados na macrorregional adquiriram por direito as vagas para a fase final, que acontece em dois finais de semana de outubro, de 5 a 8 e de 26 a 29 na cidade de Campo Mourão. Foram jogos muito importantes para incentivar o esporte nos nossos municípios”, adiciona.

SÃO JORGE DO IVAÍ – Em São Jorge do Ivaí, o grande destaque foi o município de Maringá, que conquistou três títulos (sub 16 masculino, sub 21 masculino e 15+ feminino).

No sub 16 masculino, a equipe de Maringá venceu a equipe de Goioerê por 3 x 2, em uma partida muito emocionante e cheio de viradas. Os meninos maringaenses saíram na frente com um gol do atleta Anthony. Depois sofreram a virada com dois gols do atacante Willian, de Goioerê, e então conseguir uma virada, alcançando o placar final, com gols de Wanderson e Jhonatas. O gol da vitória saiu aos 39 minutos do segundo tempo. 

Leia Também:  Paraná tem vagas em cursos gratuitos a distância voltados para o turismo

No sub 21 masculino, Maringá venceu a equipe de Moreira Sales. O placar do jogo foi 2 x 0. A medalha de bronze ficou com a equipe de Iporã, que venceu São Jorge do Ivaí por 3 x 2. No feminino, as maringaenses venceram o time de Roncador.

Na categoria Master 50+ o título ficou com a equipe de Paraíso do Norte, que venceu Umuarama por 2 x 1. Já a terceira colocação ficou com São Jorge do Ivaí, ao vencer por 1 x 0 a equipe de Araruna.

MARILÂNDIA – Em Marilândia do Sul, quatro cidades diferentes ganharam as quatro categorias disputadas nos estádios Romeu Beligni e Leão do Norte. O 15+ feminino ficou com Manoel Ribas, o sub 16 masculino com Londrina, o sub 21 masculino com Florestópolis e o master +50 masculino com Jardim Alegre.

SÃO MATEUS DO SUL – São Mateus do Sul foi o destaque do torneio em casa, vencendo dois títulos (sub 16 masculino e sub 21 masculino) e se classificando em três categorias.

São Mateus do Sul ganhou de Araucária e Guarapuava as finais masculinas entre os jovens. No Master 50+, a equipe de Campo Largo foi a grande campeã, vencendo Guarapuava por 3 x 0. Apesar da derrota, os guarapuavanos também avançaram para a próxima fase.

Leia Também:  Com colheita no fim, produtor de milho paranaense recebe 12% a mais que em agosto de 2023

No 15+ feminino, a grande campeã foi a equipe do Arapoti, que terminou o grupo com 29 gols em três jogos. Na última rodada, as arapotienses golearam o time de São Mateus do Sul por 5 x 0. Apesar da derrota, São Mateus do sul feminino também avançou para a próxima fase.

ITAPEJADA D’OESTE – O grande destaque da fase final em Itapejara d’Oeste foi Cascavel, que ficou com as conquistas do sub 16 masculino e sub 21 masculino. Marechal Candido Rondon ganhou o feminino e Pato Branco brilhou entre os veteranos.

CLASSIFICADAS – As equipes classificadas para a fase final são, no feminino, Curitiba, Londrina, Toledo, Arapoti, São Mateus do Sul, Manoel Ribas, Centenário do Sul, Maringá, Roncador, Marechal Cândido Rondon e Dois Vizinhos; no sub 16 masculino, São José dos Pinhais, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, São Mateus do Sul, Guarapuava, Londrina, São Pedro do Ivaí, Maringá, Cidade Gaúcha, Cascavel e Toledo; no sub 21 masculino, São Meteus do Sul, Foz do Iguaçu, Goioerê, Altônia, Araucária, Florestópolis, Cornélio Procópio, Maringá, Moreira Sales, Cascavel e Coronel Vivida; e no master +50 masculino, Cafelândia, Foz do Iguaçu, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Guarapuava, Jardim Alegre, Andirá, Paraíso do Norte, São Jorde do Ivaí, Pato Branco e Itapejara D’Oeste. Campo Mourão, a sede, competirá nas quatro categorias.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Saúde alerta sobre o vírus sincicial que causa infecções respiratórias

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Com 1,1 mil vagas, Unicentro abre as inscrições para o vestibular 2025

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA