NOVA AURORA

PARANÁ

Ipardes lança nova edição da Revista Paranaense de Desenvolvimento

Publicado em

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) publicou nesta semana mais uma edição da Revista Paranaense de Desenvolvimento (RPD), periódico voltado à divulgação e disseminação de contribuições científicas da comunidade acadêmica.

Neste nº 144, a RPD, em sua sessão Dossiê, traz uma série de artigos organizados pelo economista Luis Alberto Esteves, com a temática sobre bancos de desenvolvimento regionais no País (BNDE, Banco da Amazônia, BRDE, entre outros) e respectivas atuações no crédito e financiamento do desenvolvimento local. Destaca-se a atenção à micro e pequenas empresas, empreendedores urbanos e produtores rurais, entre outros pontos tratados.

O periódico traz ainda um texto sobre a distribuição de renda no País e no Paraná, além de um artigo com um panorama sobre a questão ambiental, novamente tendo o Paraná como foco de análise.

A nova edição também tem novos parceiros, oriundos das universidades estaduais, que vão compor o Conselho Editorial da RPD. Foram nomeados para o colegiado Bruno Pedroso, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; Lucir Reinaldo Alves, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Luís Fernando Severo, da Universidade Estadual do Paraná; Maurício Reinert do Nascimento, da Universidade Estadual de Maringá; Paula Turra Grechinski, da Universidade Estadual do Centro Oeste; Ricardo Aparecido Campos, da Universidade Estadual do Norte do Paraná; Sandra Dalila Corbari, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; e Saulo Amâncio Vieira, da Universidade Estadual de Londrina.

Leia Também:  Paraná é referência nacional em atividades econômicas de baixo risco ambiental

NOVAS CONTRIBUIÇÕES – A Revista Paranaense de Desenvolvimento está permanentemente aberta à submissão de artigos em temas relacionados à socioeconomia visando interpretações do desenvolvimento paranaense, brasileiro e/ou internacional. As regras da submissão, números já publicados e demais informações encontram-se disponíveis no site do Ipardes. Dúvidas e esclarecimentos também podem ser encaminhados ao e-mail revista@ipardes.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Estudo de campo em áreas protegidas do Paraná busca espécies da flora ameaçadas de extinção

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Além dos milionários, Nota Paraná distribuiu mais de R$ 10 mil a moradores de 67 cidades

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA