5 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    GERAÇÃO DE EMPREGOS

    Paraná supera 70 mil vagas com carteira assinada em seis meses, maior saldo do Sul

    Publicado em

     

    Em junho, a relação entre admissões e demissões no estado foi de 7.899 postos. País supera a marca de um milhão de vagas formais no primeiro semestre
     

    O Paraná encerrou os primeiros seis meses de 2023 com um saldo de 70.927 empregos com carteira assinada. É o maior saldo entre os estados da região Sul. No período, foram registradas 927,6 mil admissões e 856,7 mil demissões. Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados nesta quinta-feira, 26/7, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

     

    Apenas no mês de junho, 145,4 mil pessoas foram admitidas, enquanto 137,5 mil foram desligadas no estado — resultado positivo de 7.899 vagas formais. Levando em conta os últimos 12 meses, os paranaenses acumulam 95,5 mil empregos criados com carteira assinada.

    O estado do Paraná teve desempenho positivo em quatro dos cinco grupos de atividade econômica avaliados. O setor de Serviços foi o que apresentou o volume mais expressivo de novos empregos: 4.843. Em seguida, aparecem Indústria (+1.362), Construção (+1.035), Comércio (+754) e Agropecuária, que registrou queda (-95) em junho.

    BRASIL — Nos primeiros seis meses de 2023, o Brasil teve um saldo de mais de um milhão de empregos criados com carteira assinada. Entre janeiro e junho, houve 11,9 milhões de contratações e 10,8 milhões de demissões registradas, saldo de 1,02 milhão.

    Leia Também:  Mega-Sena acumula e prêmio agora é de R$ 63 milhões

    Com isso, o Brasil chega a um total de 43,4 milhões de pessoas no mercado formal, o maior valor já registrado na série histórica levando em conta tanto o período do Caged (junho de 2002 a 2019) quanto do Novo Caged (a partir de 2020).

     

    Em junho, o saldo foi de 157 mil postos formais, com variação positiva em 24 dos 27 estados e nas cinco regiões do país. O país contabilizou 1,91 milhão de admissões e 1,75 milhão de demissões no período. Levando em conta os últimos 12 meses, o saldo positivo é de 1,6 milhão de vagas criadas.

    O maior crescimento do emprego ocorreu no setor de Serviços, com um saldo de 76,4 mil postos formais — destaque para a área de “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, com saldo de 40 mil postos. A Agropecuária foi o segundo maior gerador de postos no mês, com 27,1 mil empregos gerados, favorecido pelo cultivo de laranja, em especial no estado de São Paulo, e de soja.

    A Construção Civil veio em seguida, gerando 20,9 mil postos, com destaque para obras de infraestrutura, acompanhada pelo setor do Comércio (saldo de 20,5 mil postos). A Indústria gerou 12,1 mil vagas com carteira assinada no mês.

    Leia Também:  Saiu de Cascavel: Avião cai na região de Vinhedo

     

    REGIÕES — No recorte regional, o Sudeste lidera em número de vagas formais em junho: 76 mil. Os destaques ficam com São Paulo (36,4 mil empregos formais), Minas Gerais (25,5 mil) e Rio de Janeiro (13,4 mil). Os três são os estados com maior variação positiva do país em junho. No recorte dos seis primeiros meses do ano, o saldo no Sudeste é de 525 mil empregos, ou mais da metade das vagas formais criadas no país.

    O Nordeste registrou 33,6 mil vagas de saldo em junho, números puxados por Bahia (8,3 mil), Ceará (6,5 mil) e Pernambuco (5,3 mil). No Centro-Oeste, o saldo positivo é de 21,5 mil vagas nos primeiros seis meses do ano, sendo que 10,6 mil tiveram registro em Mato Grosso. No Sul, foram 9,5 mil vagas de saldo e protagonismo do Paraná, com 7,8 mil vagas. Já na Região Norte, o acumulado foi de 14 mil novas vagas, quase metade delas no Pará (6,8 mil).

    Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    BRASIL

    Voepass divulga lista de passageiros a bordo de avião que caiu em SP; veja os nomes

    Published

    on

    Havia 61 pessoas na aeronave: 57 passageiros e quatro tripulantes; a empresa não divulgou o nome dos tripulantes

    A Voepass divulgou a lista de passageiros que estavam a bordo do avião que caiu em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira (9). Não houve sobreviventes no acidente, segundo o governo do estado de São Paulo.

    Segundo a companhia aérea, havia 61 pessoas na aeronave ATR-72-500: 57 passageiros e quatro tripulantes. A Voepass não divulgou o nome dos tripulantes.

    A companhia diz estar prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.

    Confira a lista:

    Rosangela Souza
    Eliane Andrade Freire
    Luciani Cavalcanti
    Jose Fer
    Denilda Acordi
    Maria Auxiliadora Vaz de Arruda
    Jose Cloves Arruda
    Nelvio Jose Hubner
    Gracinda Marina Castelo da Silva
    Ronaldo Cavaliere
    Silvia Cristina Osaki
    Wlisses Oliveira
    Hiales Carpine Fodra
    Daniela Schulz Fodra
    Regiclaudio Freitas
    Simone Mirian Rizental
    Josgleidys Gonzalez
    Maria Parra
    Ioslan Perez
    Mauro Bedin
    Rosangela Maria Deoliveira
    Antonio Deoclides Zinu Junior
    Kharine Gavlik Pessoa Zini
    Mauro Sguarizi
    Leonardo Henrique da Silva
    Maria Valdete Bartnik
    Renato Bartnik
    Hadassa Maria da Silva
    Raphael Bohne
    Renato Lima
    Rafael Alves
    Lucas Felipe Costa Camargo
    Adrielle Costa
    Laiana Vasatta
    Ana Caroline Redivo
    Jose Carlos Copetti
    Andre Michel
    Sarah Sellalanger
    Edilson Hobold
    Rafael Fernando dos Santos
    Lizibba dos Santos
    Paulo Alves
    Pedro Gusso do Nascimento
    Rosana Santos Xavier
    Thiago Almeida Paula
    Adriana Santos
    Deonir Secco
    Alipio Santos Neto
    Raquel Ribeiro Moreira
    Adriano Dalucca Bueno
    Miguel Arcanjo Rodridues Junior
    Diogo Avila
    Luciano Trindade Alves
    Isabella Santana Pozzuoli
    Tiago Azevedo
    Mariana Belim
    Arianne Risso

    Leia Também:  FPA cobra posicionamento urgente de questão com fundo ideológico no ENEM 23

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA