O serviço de Acolhimento em Família acolhedora deu início no segundo semestre de 2023 a introdução na preparação das famílias ao chamado desacolhimento familiar, onde as famílias iniciam o processo de conscientização de que o ciclo do acolhimento está chegando ao fim e que o acolhido deixará essa família para seguir o que foi determinado pela justiça.
O Desacolhimento Familiar é considerado um dos maiores “tabus” sobre o Acolhimento Familiar: o momento de separação da criança ou adolescente de sua família acolhedora, seja para retorno à família de origem ou extensa, seja para viver com sua nova família através da adoção. Esse receio é facilmente vencido quando se compreende mais a fundo o Acolhimento Familiar, sua função e como ele ocorre.
O processo de desacolhimento segue o fluxo de transição que começa logo após a decisão do juiz quanto o destino a seguir dos acolhidos, essa decisão visa sempre atender o melhor interesse da criança e do adolescente e também apoiar as famílias no momento de desacolhimento que acaba sendo um desafio para toda equipe que tem a missão de oferecer todo suporte emocional para que a transição seja tranquila.
O trabalho desenvolvido pela equipe técnica na capacitação das famílias acolhedoras e na preparação das crianças e adolescentes antes, durante e depois do acolhimento familiar, deixa claro que o acolhimento familiar é uma medida temporária, que visa ajudar a criança ou adolescente por um determinado período, até que sua situação seja resolvida. Isso não quer dizer que a família acolhedora não deva se apegar à criança, muito pelo contrário.
A criança ou adolescente que se sente amado e cuidado por sua família acolhedora desenvolve uma sensação de segurança e adquire mais recursos emocionais para lidar com os desafios em sua vida. O sentido do Acolhimento Familiar é desenvolver vínculos seguros, de amor e afeto que serão fundamentais para a criança ou adolescente.
A Secretária Elizandreia Pardinho ressalta que o grande diferencial do Serviço Família Acolhedora é oportunizar a construção deste apego e afetividade individualizada ofertado e demonstrado pelas famílias acolhedoras as nossas crianças e adolescentes acolhidos.
O serviço de acolhimento Familiar está situado em anexo a Secretaria de assistência Social e da mulher na Avenida Cívica s/n, Jardim América.
Contato pelo 44 3528-8408 ou ainda 44 99153-6532 whatsapp.