NOVA AURORA

PARANÁ

Estado e Senac ampliam oferta de cursos gratuitos de turismo; inscrições estão abertas

Publicado em

Foi ampliado de 17 para 20 o número de cursos que dão início ao programa Turismo em Foco Paraná, convênio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), o Senac PR e Fecomércio PR. Serão ofertadas 4 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes na área ao longo de dois anos. As inscrições as primeiras turmas dos cursos já estão abertas.

No total, o programa prevê 27 cursos (23 presenciais e quatro à distância) com cargas horárias que variam de 15 a 240 horas, em áreas como hotelaria, gastronomia, eventos, recepção turística e tecnologia. Todos os cursos são abertos para a comunidade, sendo que cada oferta tem os próprios requisitos de idade e escolaridade.

Os primeiros cursos presenciais vão acontecer em Campo Mourão, Castro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Matinhos, Nova Londrina, Paranaguá, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São Mateus do Sul, Umuarama e União da Vitória.

Leia Também:  Nova obra emergencial vai conter e estabilizar taludes em rodovias de União da Vitória

Os cursos do Turismo em Foco Paraná são ofertados por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), direcionado a pessoas de baixa renda, que recebam até dois salários mínimos per capita. Essa é segunda oferta do projeto, que em 2022 já qualificou 1,9 mil pessoas em cursos presenciais e à distância.

As inscrições podem ser realizadas pelos sites https://www.pr.senac.br/turismoemfoco e https://www.pr.senac.br/turismoemfocoEAD.

Confira a relação dos cursos com inscrições abertas:

PRESENCIAIS:

Agente de Informações Turísticas

Aplicativos Básicos em Informática: MS Office

Auxiliar de Cozinha

Condutor de Turismo de Aventura

Desenvolvimento Comercial e Oportunidades de Negócios pelo Turismo

Design de Experiências Turísticas

Estratégias de Vendas Aplicadas ao Turismo Local

Ferramentas de Marketing Digital

Garçom

Gestão de Empreendimentos Turísticos no Espaço Rural

Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços

Organização e Planejamento do Receptivo Turístico

Organizador de Eventos

Qualidade no Atendimento ao Turista

Qualidade no Atendimento ao Turista Estrangeiro

Recepcionista em Meios de Hospedagem

EAD

Aperfeiçoamento ao Atendimento Turismo Religioso (15h)

Leia Também:  Estrada da Graciosa permanece fechada para avaliação de novos danos no pavimento

Atendimento Receptivo para o Turismo Religioso (30h)

Boas Práticas para Serviços de Alimentação (16h)

Sustentabilidade Aplicada à Cozinha (20h)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Voo direto entre Pato Branco e Campinas começou a operar nesta segunda-feira

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná tem a terceira menor taxa de mortalidade infantil do Brasil

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA