NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Penal expõe trabalhos de detentos de Londrina na feira Paraná em Ação

Publicado em

Produtos desenvolvidos por pessoas privadas de liberdade (PPLs) custodiadas em unidades prisionais de Londrina, no Norte do Paraná, foram apresentados, nesta semana, durante a feira de serviços Paraná em Ação. O evento levou à cidade uma série de serviços gratuitos como confecção de documentos, intermediação de mão de obra, cadastramento em programas sociais e serviços municipais, além de exposições e programação voltada às crianças.

Foi a primeira vez que a feira recebeu um estande com trabalhos feitos por apenados, incluindo artesanatos, confecção e estamparia de uniformes, fabricação de blocos de concreto, produção de bolsões, entre outros executados com  mão de obra prisional.

Estiveram expostos, também, itens desenvolvidos pelo Complexo Social, que atende os egressos do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas. Um destaque foram as obras literárias produzidas pelas PPLs da Cadeia Pública Feminina de Londrina e o livro escrito por profissionais do sistema prisional, intitulado “Basta para Homens Autores de Violência Doméstica”.

Leia Também:  PMPR e PRF Apreendem Caminhão com Mais de 1.500 Aparelhos Celulares em Guaíra-PR

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, disse que a participação do departamento em programas do Governo do Estado é importante para mostrar o trabalho da instituição à população.

“Quando participamos de grandes iniciativas do Governo temos oportunidade de expor os projetos desenvolvidos pelo sistema prisional, principalmente a ação social, de tratamento penal e de formação profissional, que são ofertados aos apenados custodiados no Paraná. Isso amplia a visão do cidadão em relação ao sistema prisional, trazendo mais apoio da comunidade ao departamento”, explicou.

Segundo o coordenador regional de Londrina da PPPR, Reginaldo Peixoto, os trabalhos das pessoas privadas de liberdade apresentados na feira Paraná em Ação são resultado do treinamento e capacitação ofertados no sistema prisional. “Damos condições de entregar à sociedade um cidadão mais capacitado e preparado, diminuindo a reincidência penal”, explicou.

PARANÁ EM AÇÃO – Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a parceria entre o Governo do Estado e o município é focada no auxílio daqueles que mais precisam. “Cada ação vai mudar de maneira positiva a vida de alguém e é isso que a gente sempre coloca em primeiro lugar, melhorando sempre a vida do cidadão”, disse o prefeito.

Leia Também:  Polícia Penal completa três anos com investimentos e ganhos aos servidores

Neste ano, o Paraná em Ação já esteve em nove cidades, contabilizando mais de 31 mil atendimentos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Projeto de capacitação com custodiados de Londrina é destaque em cartilha nacional

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Polícia Penal completa três anos com investimentos e ganhos aos servidores

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA