NOVA AURORA

PARANÁ

UEL oferta curso gratuito de especialização com foco em tecnologia e educação

Publicado em

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abriu nesta sexta-feira (7) inscrições para 251 vagas em um curso de especialização gratuito em Tecnologias de Informática na Educação. O curso é voltado para professores e profissionais da educação e será ofertado na modalidade de ensino a distância (EAD), pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições seguem até 17 de julho, exclusivamente pela internet. O valor da taxa é R$ 81.

Trata-se de uma parceria firmada entre a UEL e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição vinculada ao Ministério da Educação. O programa contribui para a interiorização da oferta de cursos de educação superior em todo o País, incluindo a pós-graduação.

As vagas estão distribuídas em 11 polos acadêmicos de apoio pedagógico e administrativo em diferentes regiões do Paraná. Com tutoria e material didático, as aulas serão realizadas em plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com dedicação mínima de 10 horas semanais para as atividades. Serão organizados, ainda, encontros presenciais aos sábados e domingos, ao final de cada semestre ou conjunto de disciplinas.

Leia Também:  Manutenção emergencial na captação afeta abastecimento em Cornélio Procópio

O coordenador do curso de especialização, professor Vitor Valério de Souza Campos, do Departamento de Computação da UEL, ligado ao Centro de Ciências Exatas (CEE) da instituição, destaca a importância da formação contínua de professores e profissionais da educação.

“A crescente demanda pela informática nas diversas áreas tem gerado uma necessidade permanente de capacitação profissional. Na educação, o uso do computador nas escolas já é uma realidade e se torna mais intenso a cada dia, gerando novas oportunidades para educadores e alunos. É preciso preparar os profissionais da educação para uma visão crítica dessas ferramentas”, afirma o professor.

SELEÇÃO – Podem se inscrever profissionais com graduação em qualquer área do conhecimento, inclusive estrangeiros. Os candidatos serão selecionados a partir do envio da documentação prevista no edital. A classificação será com base na análise da experiência dos concorrentes na área do magistério.

A atuação profissional na rede de ensino pública (um ponto por ano letivo) e privada (meio ponto por ano letivo) será o critério de pontuação para a classificação.

Leia Também:  Prazo para inscrições do curso público de aperfeiçoamento em Saúde Mental é prorrogado

POLOS – Na região Norte, as vagas para o Curso de Especialização em Tecnologias de Informática na Educação contemplam os polos de Londrina (36), Assaí (35) e Jaguapitã (18). No Norte Pioneiro, as oportunidades são para os municípios de Ibaiti (18) e Jacarezinho (18). No Noroeste, as vagas estão nas cidades de Nova Londrina (22) e Cruzeiro do Oeste (18). No Vale do Ivaí, em Apucarana (23) e São João do Ivaí (18). E nas regiões Sul e Centro-Sul, os polos estão em Rio Negro (20) e Pinhão (25), respectivamente.

Serviço

Curso de especialização em Tecnologias de Informática na Educação

Período de inscrição: 07 a 17 de julho – Edital AQUI

Taxa de inscrição: R$ 81

Resultado: 21 de julho

Matrículas: 24 a 26 de julho

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Suspeito de contrabando é preso em flagrante com ajuda de helicóptero do Projeto Falcão

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Simepar indica frio rigoroso no fim de semana, com temperaturas negativas no Sul do Estado

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA