NOVA AURORA

PARANÁ

Projeto do Deppen ajuda mulheres privadas de liberdade a refletirem sobre envolvimento com drogas

Publicado em

Os direitos das mulheres e a política sobre drogas, com foco no enfrentamento às drogas lícitas, ilícitas e o aliciamento pelo tráfico. Essas são as bases do projeto Vida Nova, desenvolvido pela Polícia Penal do Paraná (PPPR), em parceria com o Núcleo Estadual de Políticas Sobre Drogas (NEPSD), ambos ligados à Secretaria da Segurança Pública.

O público-alvo são as mulheres que estão cumprindo pena no Centro de Integração Social (CIS) da PPPR, localizado no Complexo Penitenciário de Piraquara. O CIS é uma unidade de progressão em regime fechado de segurança mínima, voltada à ressocialização de mulheres privadas de liberdade e pautada pelos princípios da Justiça Restaurativa. O CIS tem capacidade para 162 PPLs, sendo que atualmente realiza a custódia de 97 mulheres, em sua maioria entre 20 e 35 anos.

O Vida Nova consiste em ofertar atividades (palestras e rodas de conversa) que promovam a reflexão sobre temas diversos conectados com o problema das drogas, com foco no impacto social. As atividades serão desenvolvidas entre este mês de julho e outubro, com rodas de conversa e formação de grupos de autoajuda e ajuda-mútua. A cada semana será debatido um tema, conduzido por meio do método de 12 passos da Pastoral da Sobriedade.

Leia Também:  Investimento do Estado garante novo trevo rodoviário em Ivaiporã

As exposições de temas pelo palestrante serão precedidas de roda de conversa com as mulheres para solucionar dúvidas e reflexão do tema.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, afirma que este projeto está consonante com os objetivos do CIS, que é o tratamento das pessoas em situação de privação de liberdade. “É um projeto que vem atender a uma problemática do sistema prisional, que é o uso de drogas lícitas e ilícitas”, diz. “A maior parte das pessoas que privadas de liberdade tem alguma situação referente ao uso ou tráfico de drogas. Nosso objetivo é trabalhar esta questão de forma mais ampla”.

“Os temas abordados fazem parte de estratégias eficazes para promover a conscientização e mudança de comportamento das mulheres em relação ao mundo das drogas”, explica a diretora do CIS, Marilu Katia da Costa. “Através de vivências positivas, o projeto auxilia as participantes no desenvolvimento de habilidades e também na tomada de decisões em relação ao uso de drogas e a tantos outros desafios que possam enfrentar durante sua vida”.

Leia Também:  Com diferentes ações, Estado apoia luta de mulheres para conquistar objetivos de vida

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Arrecadação de alimentos na Ceasa Curitiba supera expectativa e chega a 33 toneladas

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Com operação nas estradas, Estado garantiu transporte seguro da safra e atendeu motoristas

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA