NOVA AURORA

PARANÁ

Deputados estaduais visitam o Porto de Paranaguá e homenageiam portuários

Publicado em

Em passagem por Paranaguá para a 3ª Sessão Especial de Interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), 12 deputados estaduais visitaram o porto público da cidade e conheceram, em detalhes, os projetos e ações em desenvolvimento. Na sequência, em sessão itinerante realizada durante a 11ª Festa Nacional da Tainha, os parlamentares homenagearam trabalhadores portuários.

Nilson Viana, técnico de sistema portuário do quadro da empresa pública, funcionário do porto há 53 anos, foi um deles. Ele recebeu homenagem do deputado estadual Alexandre Curi pelo tempo de dedicação à atividade. “Para mim essa homenagem é uma honra. É preciso notar que a gente não caminha sozinho, o companheirismo e as amizades que se formam ao longo da jornada são o incentivo para seguirmos em frente. Sou grato a todos que caminharam comigo”, agradeceu o homenageado.

Viana entrou na administração dos portos paranaenses em concurso realizado em maio de 1970. Ele foi chefe da Inspetoria Setor Leste, do Serviço de Planejamento Operacional, da Divisão de Operações e ainda passou pelo Departamento Empresarial e pelo Gabinete da Presidência.

“Essa força de trabalho que têm os portos do Paraná é excepcional”, afirmou o deputado. Ele destacou, principalmente, o trabalho incansável que não parou nem mesmo durante os anos de pandemia. “São valorosos profissionais e a Assembleia Legislativa presta a eles uma grande homenagem, na pessoa do Nilson Viana”.

Leia Também:  Parque Universitário da UENP celebra um ano de atividades com mais de 10 mil visitações

“O Nilson representa não apenas os 550 funcionários da Portos do Paraná, mas toda a nossa comunidade portuária, que envolve 12 mil trabalhadores. São pessoas que, faça chuva ou sol, eles estão ali na faixa do cais, trabalhando”, acrescentou o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia.

Ele também foi homenageado durante a sessão. O deputado Alisson Wandscheer destacou o trabalho de gestão do executivo à frente dos portos paranaenses. “O porto é importante para a economia do Paraná e do Brasil. É um porto eficiente e com prêmios nas mais diversas categorias”, afirmou.

Ainda segundo o parlamentar, as homenagens feitas durante as sessões itinerantes são importantes para destacar as pessoas influentes no contexto local, valorizando-a perante a comunidade, amigos e familiares. “Quando você consegue valorizar em vida, exaltar o que está bom, você motiva e faz com que as pessoas fiquem ainda mais dispostas a fazer melhor”, completou Wandscheer.

Outro portuário homenageado foi Carlos Eidam de Assis, superintendente de Governança, também do quadro de concursados da Portos do Paraná. O deputado estadual Gilson de Souza destacou, principalmente, o trabalho que Eidam vem realizando para que a gestão portuária do Estado. “Está cada vez mais estruturada, responsável e transparente”, disse.

Leia Também:  Governo do Paraná conhece inovações e políticas públicas da cidade chinesa de Hangzhou

VISITA – Na tarde desta quarta, um pouco antes da sessão itinerante, os 12 deputados visitaram o Porto de Paranaguá, inclusive, no cais. Durante a visita, segundo Garcia, foi possível explicar mais de perto e com detalhes as perspectivas de crescimento e as possibilidades de grandes investimentos, como o projeto Moegão, que prevê uma nova dinâmica no desembarque de vagões.

PRESENÇAS – Também passaram pelo porto os deputados Fábio Oliveira, Luís Cláudio Romanelli, Cloara Pinheiro, Márcia Huçulak, Gilberto Ribeiro, Luis Corti, Artagão Júnior, Flávia Francischini e Tiago Amaral.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Vice-governador apresenta potenciais econômicos do Paraná a comitiva da Polônia

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  TV Paraná Turismo vai transmitir jogos dos campeonatos estaduais de futsal a partir de julho

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA