NOVA AURORA

PARANÁ

Fomento Paraná e Ipardes vão estudar efeitos das políticas públicas voltadas ao crédito

Publicado em

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado, assinaram nesta segunda-feira (3) um Termo de Cooperação Técnica. O objetivo é estudar e avaliar o efeito das políticas públicas voltadas ao fornecimento de crédito aos empreendedores paranaenses e também ao setor público por intermédio da Fomento Paraná.

A parceria entre as duas instituições considera, entre outros fatores, a necessidade de mensuração dos retornos gerados pelas operações de crédito da Fomento Paraná, a importância da construção de indicadores para processos decisórios no âmbito da instituição financeira e o desenvolvimento de instrumentais de planejamento econômico e a atuação de equipes especializadas no Ipardes.

Segundo Heraldo Neves, a Fomento Paraná terá a condição de entender quais são os efeitos renda e multiplicador dos recursos colocados na economia, tanto a partir dos financiamentos aos municípios, como na parte relacionada ao financiamento das atividades empreendedoras. “Para nós, é um cálculo importante, pois vamos poder subsidiar nosso controlador, o Governo do Paraná, acerca da importância de colocar recursos na forma de financiamento”, afirma.

Leia Também:  Paraná deve colher 646 mil toneladas de feijão, 34% a mais que em 2023

“A iniciativa é um bom exemplo de ação conjunta entre instituições de governo trabalhando de uma forma transversal e sistêmica, em que vão avaliar o efeito das políticas públicas voltadas ao fornecimento de crédito”, diz Jorge Callado.

Para Neves, será uma forma de subsidiar os processos de captação e também as decisões de planejamento na economia de modo geral, sobretudo em relação a emprego, renda e tributos gerados a partir dos recursos colocados na economia do Paraná.

“Esse trabalho, que está sendo desenvolvido de forma cooperada com o Ipardes, possibilitará também a decisão de onde o Governo do Estado melhor direcionará seus recursos e linhas de financiamento, não só considerando a localidade, mas também considerando os setores da atividade econômica que irão requerer nossos recursos, de forma planejada, planificada e certeira”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  UEL já promoveu 1,6 mil projetos e programas de extensão em 52 anos

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Licenciamento da Nova Ferroeste avança com a aprovação de estudo em terra indígena

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA