NOVA AURORA

PARANÁ

Saúde atua para assegurar certificação de Amigo da Criança a hospitais do Paraná

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revalidou a habilitação de mais uma maternidade na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). O título é conferido às unidades hospitalares do Paraná que cumprem 13 requisitos para o sucesso do aleitamento materno, cuidado da mulher e cuidados com o bebê. Após concedida, a habilitação é reavaliada a cada três anos.

No Paraná, 21 unidades possuem a certificação do Ministério da Saúde, validada pela equipe de Atenção à Saúde da Sesa. O Instituto de Saúde São Lucas de Pato Branco está entre aqueles que tiveram o reconhecimento mantido, confirmado na semana passada.

“Tivemos nosso título revalidado, e agradecemos essa renovação e empenho das equipes envolvidas nesse trabalho. A relevância desse título é para auxiliar na educação da amamentação junto aos profissionais de saúde e ressaltar a sua importância. Ser Amigo da Criança nos deixa muito lisonjeados, pois conseguimos atingir os requisitos exigidos. Manteremos sempre esse trabalho auxiliado pela Secretaria de Estado da Saúde”, ressaltou o diretor-presidente do hospital, João Petry.

Nos últimos 12 meses, nove instituições passaram pela avaliação da equipe técnica e cinco foram aprovadas em todos os critérios necessários: além do Instituto de Saúde São Lucas de Pato Branco, o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Pinhais); a Santa Casa de Irati; o Hospital Nossa Senhora das Graças Maternidade Mater Dei (Curitiba) e o Hospital Universitário de Londrina.

Leia Também:  Plano de desenvolvimento da Região Metropolitana de Cascavel tem relatório final aprovado

“O Paraná tem o compromisso de reduzir a mortalidade materno-infantil por meio de várias estratégias e essa é uma delas. Existem outras ações do Governo para, com sucesso, estimular a prática da amamentação e, desta forma, proteger nossas crianças, mas o selo é um incentivo para a atenção adequada à saúde da gestante e da criança”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Santa Casa de Maringá, o Hospital Regional do Litoral, o Hospital Regional do Norte Pioneiro e o Hospital Regional do Sudoeste estão em processo de habilitação.

Para a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, Fernanda Crosewski, esse resultado é muito positivo, mostrando o compromisso das instituições. “Parabenizamos as equipes clínica e não clínica das instituições pelo trabalho desenvolvido na assistência materno-infantil, bem como a equipe gestora por apoiar a qualificação do atendimento às gestantes, parturientes e recém-nascidos de forma humanizada”, destacou.

AMIGO DA CRIANÇA – A Iniciativa Hospital Amigo da CriançaI foi lançada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 1992, sendo incorporada pelo Ministério da Saúde. Desde então, capacita profissionais, realiza avaliações e estimula a rede hospitalar para o credenciamento de novos estabelecimentos. Os gestores estaduais devem apoiar as ações em educação permanente com mães e profissionais de saúde, não somente nos hospitais, mas também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Leia Também:  Alunos da rede estadual do Paraná são finalistas na maior feira de ciências do País

Instituições reconhecidas como Hospital Amigo da Criança no Paraná:

Hospital Maternidade Alto Maracanã (Colombo)

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (Curitiba)

Hospital do Trabalhador (Curitiba)

Centro Médico Comunitário Bairro Novo (Curitiba)

Hospital de Clínicas (Curitiba)

Hospital Vitor do Amaral (Curitiba)

HNSG Maternidade Mater Dei (Curitiba)

Hospital Ministro Costa Cavalcanti (Foz do Iguaçu)

Santa Casa de Irati (Irati)

Maternidade Municipal Humberto Carrano (Lapa)

Hospital Evangélico de Londrina (Londrina)

Maternidade Municipal Lucilla Ballallai (Londrina)

Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná (Londrina)

Hospital Universitário Regional de Maringá (Maringá)

Instituto de Saúde São Lucas de Pato Branco (Pato Branco)

Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Pinhais)

Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa (Ponta Grossa)

Hospital e Maternidade de Ribeirão do Pinhal (Ribeirão do Pinhal)

Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná – HOESP (Toledo)

Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Cascavel)

Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (União da Vitória)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Educação pública chegou ao topo em 2022 e cortou distância para escolas particulares

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Alunos da rede estadual do Paraná são finalistas na maior feira de ciências do País

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA