NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições para o Vestibular 2024 da Unespar estão abertas; são 2.300 vagas

Publicado em

As inscrições para o Vestibular 2024 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) já estão abertas. O prazo vai até o dia 30 de agosto. As inscrições acontecem de forma online, por meio do site vestibular.unespar.edu.br e sob o pagamento da taxa no valor de R$ 50. A prova será aplicada no dia 8 de outubro, de forma presencial. Confira o edital.

Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 2.300 vagas para as cidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí, Loanda e União da Vitória, para ingresso a partir do ano que vem. A novidade para este ano são as vagas para os três cursos tecnológicos de Loanda. 

As provas acontecerão nas mesmas cidades em que a Unespar tem campus, não importando se neste campus tem o curso escolhido na inscrição. Neste ano, as provas serão divididas em dois grupos: Grupo I – Prova de Redação e Prova Objetiva de Múltipla Escolha; e Grupo II – Prova de Redação.

Cada curso da Unespar optou por qual grupo de prova seus futuros estudantes deverão resolver, portanto ao escolher prestar o Vestibular para qualquer um dos cursos disponíveis, é necessário verificar qual modalidade de prova deverá fazer. Para conferir informação acerca dos conteúdos programáticos da prova, acesse o Manual do Candidato e da Candidata.

Leia Também:  Detran-PR vai leiloar 344 veículos para circulação em vias públicas em abril

A Unespar reserva 50% das vagas para políticas de ações afirmativas, desta forma, ao se inscrever, o candidato deve optar concorrer pelo sistema de ampla concorrência ou por cotas. A homologação das inscrições será publicada em edital específico, no dia 6 de setembro. Os locais de realização das provas e o ensalamento serão divulgados a partir do dia 28 de setembro. O resultado do Vestibular 2024 será divulgado no dia 22 de novembro.

ISENÇÃO NA INSCRIÇÃO – O pedido para isenção do valor total da taxa de inscrição deverá ser feito entre os dias 24 de julho e 24 de agosto. Poderão solicitar o candidato Inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); Doador de sangue ou de medula óssea, em conformidade a Lei 20310/2020; ou servidor da Unespar que ganhe até três salários mínimos e que não concluiu curso superior. O edital de homologação das inscrições que receberão isenção será divulgado no dia 28 de agosto.

Leia Também:  Governador libera recursos para reforçar estruturas de segurança da região Noroeste

TESTE DE HABILIDADES – Alguns cursos da área das Artes, da Unespar, campi Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP, necessitam de Teste de Habilidades Específicas (THE). São eles: superior em Canto, Composição e Regência, Instrumento e Licenciatura em Música, Artes Cênicas e Música Popular. Para esses cursos, as provas do grupo I e II têm caráter classificatório, e o THE conta como uma 2ª fase do processo seletivo. A convocação de candidatos aprovados para o THE será divulgada no dia 30 de outubro. As provas serão aplicadas entre os dias 9 e 11 de novembro..

ATENDIMENTO ESPECIAL – A Unespar disponibiliza atendimento especial durante a prova do Vestibular para pessoas com necessidades especiais. Para solicitar, o candidato deverá especificar, na ficha de inscrição, sua particularidade, para justificar o pedido e os recursos diferenciados. Nesta modalidade também se encaixam lactantes, que devem seguir as orientações do edital.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR, PMPR e Guarda Municipal de Pontal do Paraná deflagram operação contra tráfico de drogas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Cohapar entrega títulos de regularização em Douradina, Ribeirão do Pinhal e Turvo

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA