NOVA AURORA

PARANÁ

Governo compra 37 mil unidades de gás de cozinha para colégios da rede estadual

Publicado em

O Governo do Estado, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), contratou mais de 37 mil unidades de vale-gás a serem utilizados tanto para a recarga do cilindro do gás P45, quanto para o botijão P13, o popular “gás de cozinha”. Os vales serão distribuídos para colégios estaduais nos 399 municípios do Paraná.

Esta é a primeira remessa do vale para o botijão P45. Com o investimento de R$ 4 milhões, a nova aquisição suprirá a necessidade de 1.045 colégios estaduais que o utilizam e que solicitaram o vale – são 10 mil ao todo. A compra foi feita por meio de uma licitação e garante o estoque para todo o segundo semestre de 2023. 

Também estão sendo enviadas 27 mil unidades de vale-gás P13 para 1.040 colégios da rede, um investimento de R$ 3 milhões. Este é o segundo envio deste vale (o primeiro foi no início do ano), que suprirá as necessidades dos colégios até o fim deste ano letivo.

Leia Também:  Governo do Estado entrega pavimentação da Estrada Amitec, em Goioerê

Até então, o gás P45 era adquirido pelos próprios colégios por meio do Fundo Rotativo e agora será comprado pelo Fundepar de forma centralizada, assim como anteriormente aconteceu com o botijão de gás P13. A medida garante economia aos cofres públicos, já que a compra em grande quantidade reduz o custo unitário antes pago pelas escolas.

Para o diretor-presidente do Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno, a compra do gás traz segurança para os colégios. “O vale-gás foi um pedido dos diretores que entravam em contato conosco, solicitando um novo método de compra para esse material”, disse. “Conseguimos fazer isso por meio do vale, que é comprado pelo próprio Fundepar. Com isso possibilitamos que a verba antes utilizada na compra seja agora aproveitada para outra necessidade, e ainda garantimos a mesma qualidade para o gás utilizado nas cozinhas dos nossos colégios estaduais”, complementou.

Leia Também:  Maioria das nozes e castanhas do Brasil tem origem na Turquia e no Chile, aponta boletim

Com a diferença de dinheiro que sobra do Fundo Rotativo, o colégio pode investir mais em outros materiais. “Antes o gás era comprado com dinheiro do Fundo Rotativo. Agora conseguiremos fazer outras manutenções e compra de materiais pedagógicos e de higiene com esse valor. O vale é um movimento importantíssimo realizado pelo Fundepar, temos quase mil refeições servidas por dia, esse valor que fica do fundo fará uma boa diferença”, afirmou a diretora do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, em Curitiba, Denise Rocha.

A entrega para os colégios já foi iniciada neste mês de junho. “Nossa equipe de materiais e suprimentos prepara o envio aos Núcleos Regionais de Educação, que entregam aos colégios de sua região, e com isso já podemos avaliar o uso do vale-gás para a compra do P45, assim como fizemos com o P13 que se mostrou um sucesso e parte agora para sua segunda remessa”, explicou a diretora técnica do Instituto, Eliane Teruel Carmona.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Evento de cicloturismo em Porecatu deve atrair mais de 500 participantes

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA