NOVA AURORA

PARANÁ

TV Paraná Turismo vai transmitir jogos dos campeonatos estaduais de futsal a partir de julho

Publicado em

A TV Paraná Turismo vai transmitir, a partir de julho, partidas de diversos campeonatos de futsal do Estado. O anúncio do acordo com a Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) foi feito nesta quarta-feira (28) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu. 

As transmissões acontecerão todas as segundas-feiras, às 20h, com partidas das séries Ouro, Prata, Bronze e Copa Paraná de futsal masculino e as séries Ouro e Prata femininas. Ao todo, 65 times disputam as três séries dos campeonatos estaduais masculinos e 16 equipes disputam os campeonatos femininos. O acordo prevê, a princípio, transmissões dos jogos até o final do ano.

Segundo o governador, o objetivo é fomentar o esporte local e dar visibilidade para as dezenas de municípios que têm times nestas competições. “É uma grande oportunidade. Tanto pra gente divulgar o nosso futsal, já que esse esporte no Paraná é uma referência nacional e internacional, com títulos da Libertadores no masculino e no feminino, como também é uma maneira de divulgar as cidades que abrigam estes times. Esta transmissão vai dar visibilidades para os municípios, para os jogadores e incentivar esta cultura esportiva que é tão importante”, afirmou.

Leia Também:  Com nova exposição, MIS-PR vira palco para celebrar história e legado cultural do choro

O Paraná tem algumas das equipes mais fortes da modalidade. O Cascavel Futsal, por exemplo, é o atual bicampeão da Conmebol Libertadores da América de Futsal, torneio mais importante da América do Sul. No feminino, o Stein Cascavel é o atual campeão da mesma competição.

“A parceria é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do futebol de salão. Ela já é a modalidade mais praticada do Brasil. O momento é ótimo e gera crescimento para o nosso esporte”, comemorou o presidente da FPFS, Anderson Andrade. 

De acordo com ele, as transmissões ajudarão no fomento do esporte. “A gente sabe da dificuldade que é a captação de recursos no esporte. Essa parceria pode transmitir jogos de várias séries diferentes e gera interesse dos patrocinadores”, completou.

FOMENTO DO ESPORTE – As transmissões, que serão chamadas de “Segunda do Futsal”, se espelham no sucesso da parceria da TV Paraná Turismo com a Federação Paranaense de Futebol para a exibição dos jogos da 2º divisão do Campeonato Paranaense, iniciada em abril.  

Leia Também:  Nota Paraná entrega prêmio de R$ 1 milhão a moradora de Marechal Cândido Rondon

“A abertura do sinal da TV Paraná Turismo para os jogos de futsal, assim como fizemos na Série Prata do Futebol de campo, dá muita visibilidade e traz muita gente para praticar o esporte. Toda segunda-feira nós teremos futebol de salão na televisão. Podemos ter jogos de vários campeonatos, várias cidades, misturando em uma grade interessante para torcedores de vários municípios se envolverem”, disse o secretário do Esporte, Helio Wirbiski.

PRESENÇAS – Também participaram do anúncio o secretário de Estado da Comunicação, Cleber Mata; os deputados estaduais Hussein Bakri, Gugu Bueno, Soldado Adriano José e Matheus Vermelho; o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, Jesuel Laureano de Souza; o prefeito de Tibagi, Artur Butina, o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, e o prefeito de Planalto, Luiz Carlos Boni.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Maior número do ano: Agências do Trabalhador iniciam a semana com a oferta de 19,3 mil vagas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Agepar tem novo diretor de Normas e Regulamentação

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA