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Aplicativo do IDR-Paraná facilita identificação de inimigos naturais de pragas agrícolas

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O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) lançou o aplicativo para celular “Inimigos naturais de pragas agrícolas”, destinado a produtores e profissionais de ciências agrárias e já disponível gratuitamente na App Store e Google Play. Inimigos naturais são espécies parasitas ou predadoras das pragas que prejudicam os cultivos de interesse econômico, explica o entomologista Humberto Androcioli, pesquisador do IDR-Paraná. A nova ferramenta foi desenvolvida para possibilitar a identificação desses inimigo naturais diretamente no campo.

 A partir de categorias de buscas — aranhas, formigas, moscas, tesourinhas, percevejos, besouros e vespas, dentre outros —, o aplicativo fornece uma descrição técnica e muitas imagens das espécies para facilitar a tarefa de reconhecimento. “Os inimigos naturais de pragas também são conhecidos como ‘agentes de controle biológico’. São espécies que têm papel fundamental para o manejo integrado de pragas, o MIP”, acrescenta Androcioli.

O manejo integrado combina diferentes métodos com o objetivo de reduzir a população de pragas, a diminuição da necessidade de controle com agrotóxicos e, consequentemente, o impacto sobre o ambiente. Na prática, o MIP envolve o acompanhamento regular das lavouras a fim de avaliar o nível de infestação de pragas e a presença de seus inimigos naturais para, a partir daí, definir medidas de controle, que não necessariamente é feito com uso de produtos químicos, mas também inseticidas biológicos e até o uso de armadilhas.

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 “A adoção do MIP, que implica conhecer e valorizar a presença dos inimigos naturais nas lavouras, possibilita obter um controle eficiente e sustentável das pragas, além de preservar a biodiversidade, promover a proteção ambiental e reduzir o custo de produção”, sustenta Androcioli.

APLICATIVOS – O app  “Inimigos naturais de pragas agrícolas” faz parte da série de ferramentas do IDR-Paraná para facilitar o trabalho no campo.Nas lojas App Store e Google Play é possível também conhecer e baixar esses outros aplicativos. Confira:

IDR- Clima – Apresenta, em tempo real, informações coletadas em mais de 60 estações meteorológicas distribuídas pelo Estado, que abrangem temperatura (mínima, média e máxima), chuva, velocidade do vento, radiação solar e umidade relativa do ar.

Vendo Meu Peixe – Destinado a aproximar piscicultores e empresas de comercialização e abatedouros.

Rede Campo – Desenvolvido para aproximar produtores e consumidores com o objetivo de estimular a comercialização de alimentos da agricultura familiar.

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Climatlas 19 – Compilação de informações obtidas em 40 anos de operação das estações meteorológicas do IDR-Paraná e do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). São 188 mapas com dados sobre o comportamento histórico de chuvas, temperatura máxima e mínima, radiação, insolação, vento e evapotranspiração.

Estiagem Paraná – Traz a quantificação do risco de veranicos ao longo do ano para 253 municípios do Estado.

Identificação de Pragas da Soja – elaborado para auxiliar produtores e técnicos a reconhecer os principais insetos e ácaros que ocorrem em lavouras da oleaginosa.

Horas-Frio – Informa a quantidade de horas de frio acumuladas ao longo do ano em diversos municípios paranaenses. O objetivo da aplicação é auxiliar técnicos e produtores a decidir sobre a necessidade de estimular artificialmente a quebra de dormênciaem culturas de clima temperado.

Canola IPR 212 – Com boas características agronômicas e alta produtividade, a espécie é uma alternativa para rotação de culturas e obtenção de renda no inverno.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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