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Projeto da UEL leva atendimento odontológico humanizado a pacientes acamados

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Atendimento odontológico e a entrega de produtos de higiene, além de orientar sobre os cuidados com a saúde bucal dos pacientes acamados, são os objetivos do projeto de extensão “Atenção Domiciliar: Higiene Bucal de Pacientes Acamados Dependentes”. Desenvolvido por professores e estudantes do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o programa completou um ano.

A iniciativa também é parte de uma longa história de atenção com as pessoas que possuem a mobilidade reduzida, ou completamente comprometida, e dependem de cuidados de higiene pessoal e alimentação, na cidade de Cambé, Região Metropolitana de Londrina, Norte do Estado.

Os atendimentos são feitos nas casas dos pacientes, sempre nas tardes de sexta, por equipes de até três alunos liderados por um dos quatro professores atuantes no projeto. O trabalho envolve a escovação e uso de fio dental, além de procedimentos como a limpeza e a raspagem da placa bacteriana, conhecida como tártaro ou cálculo dental, caso necessárias.

Alguns casos demandam mais atenção já que os pacientes acamados, muitas vezes, têm severo comprometimento da fala, deixando de indicar incômodos e dores. No entanto, superando as barreiras da comunicação, até procedimentos mais importantes, como extração dentária, já foram realizados pelas equipes. Para garantir as visitas, os participantes contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), que coloca os servidores do transporte da UEL à disposição mediante agendamento prévio.

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Idealizador da iniciativa na universidade, o docente do Departamento de Microbiologia da UEL, Ricardo Sérgio Couto de Almeida, reconhece que há comprometimento de familiares e cuidadores quanto à qualidade da escovação na maioria dos casos atendidos. No entanto, destaca que é comum se deparar com pequenas lesões na gengiva dos pacientes, que ganham um aspecto avermelhado, sendo causadas em boa parte dos casos pelo excesso de força usada na escovação.

“Neste sentido, os atendimentos domiciliares são marcados pelo diálogo sobre os hábitos de higiene mais adequados considerando as limitações físicas e sociais dos moradores acamados”, explica Almeida.

As equipes também entregam os kits de higiene bucal, que contêm escovas de dentes macias, fio e creme dental. Os materiais vêm de parcerias com empresas do ramo apoiadoras do projeto. Além desta iniciativa, o professor Ricardo Almeida é responsável pelo projeto “Um Novo Sorriso”, que contribui para a reintegração social através do cuidado com a saúde bucal de mulheres em situação de vulnerabilidade, e é autor da coluna “Escovação” na Rádio UEL FM.

Também integram o projeto de extensão “Atenção Domiciliar: Higiene Bucal de Pacientes Acamados Dependentes” os professores Tânia Harumi,  Ademar Takahama e Wilson Garbeline, todos do curso de Odontologia da UEL.

Uma das famílias atendidas é a da dona de casa Isabel da Cruz Vieira, moradora do Conjunto Habitacional Ulisses Guimarães, zona Norte de Cambé. Ao lado da filha Josiane, 43, que foi diagnosticada com esclerose múltipla ainda nos primeiros anos de vida, diz ser muito grata ao trabalho desenvolvido na universidade. Para receber a equipe, formada pelas estudantes Brenda Magalhães e Karinna Luz, costuma preparar um café e um bolo de chocolate, o que torna a consulta domiciliar um momento muito agradável para a troca de experiências. 

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“A satisfação em realizar o atendimento é muito grande, já que dificilmente teríamos essa oportunidade de atender essa população na Clínica Odontológica Universitária (COU) e até futuramente em um consultório”, diz a estudante Brenda. As duas estão no segundo ano de Odontologia.

Na mesma tarde, a equipe fez um novo atendimento, desta vez na residência da dona de casa Josefa Aparecida da Silva Lima, no Jardim Cidade Verde, em Cambé. Ela cuida do marido, José, acamado desde 2016, após sofrer um grave acidente de trânsito que causou uma séria lesão no cérebro. “Os médicos não acreditaram que ele permaneceu vivo. Eu disse que era Deus quem iria fazer a cirurgia dele com as mãos do médico”, lembra a esposa.

Dentre os casos já atendidos, esses dois são bastante representativos do papel dos familiares e cuidadores no atendimento às pessoas acamadas. Entretanto, também evidenciam que as universidades devem sempre buscar formas criativas para produzir conhecimento e humanidade.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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