NOVA AURORA

PARANÁ

Estado capacita técnicos e profissionais de saúde para incentivar o Teste do Pezinho

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, em parceria com a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), realizou nesta quinta-feira (22) uma capacitação sobre a Triagem Biológica Neonatal, mais conhecida como Teste do Pezinho. A iniciativa faz parte das ações do Estado em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado em 6 de junho.

O treinamento foi realizado na Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e teve o objetivo de aprimorar tecnicamente os profissionais que atuam em hospitais, maternidades e Unidades de Saúde responsáveis pela coleta de sangue para o teste.

Transmitido em tempo real para todo o Paraná, o encontro contou com a participação de cerca de 600 pessoas e abordou temas como o fluxo adequado de tratamento e as fases de investigação de cada doença.

O Teste do Pezinho é um exame feito nos primeiros dias de vida da criança, a partir de uma pequena quantidade de sangue coletado, e serve para o rastreamento de algumas doenças, além de auxiliar na prevenção de sequelas.

Leia Também:  Paraná leva 67 medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô, disputado no Complexo Tarumã

Atualmente, o Estado faz a testagem para doenças como a deficiência de biotinidase, fenilcetonúria, fibrose cística, hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita, hipotireoidismo congênito e toxoplasmose.

Está prevista, para os próximos meses, a ampliação para a trigem de outras doenças – galactosemias, aminoacidopatias, distúrbios do ciclo da ureia e distúrbios da beta oxidação dos ácidos graxos.

COBERTURA – Nos últimos dois anos foram realizados no Estado mais de 1,9 milhão de testes em 325.341 recém-nascidos, uma média de 13,5 mil exames por mês.

Existem 2.552 postos de coleta e, em 2022, 100% dos nascidos vivos passaram pela triagem. Neste período foram detectadas 216 crianças com uma das seis doenças que fazem parte do exame, que receberam tratamento no tempo oportuno.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Veículo é furtado em Cafelândia

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Estado anuncia pavimentação de R$ 45 milhões no lançamento da fábrica da Electrolux na RMC

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA