NOVA AURORA

PARANÁ

Ícone do motocross, Japonês Voador é homenageado pela Secretaria do Esporte

Publicado em

A secretaria estadual do Esporte homenageia o atleta de motovelocidade e motocross, Eduardo Saçaki, conhecido como o “Japonês Voador”, com a exposição “Legado da colonização japonesa ao esporte”. Ele foi pentacampeão brasileiro de supercross, hexacampeão brasileiro de arena cross e bicampeão latino-americano de supercross de praia. A mostra será montada no 31º Imin Matsuri, evento de cultura japonesa, que acontece neste fim de semana, na Expo Barigui, em Curitiba.

A homenagem será prestada em pareria com a Paraná Esporte e o Centro de Memória do Esporte Paranaense. Serão apresentados troféus e itens pessoais de Saçaki, mostrando toda a trajetória de multicampeão estadual, nacional e da América Latina. O acesso ao estande, na Expo Barigui, é gratuito. No domingo (25), às 11h50, haverá uma apresentação em vídeo de sua trajetória, no palco principal do evento.

Débora Russo, coordenadora do Centro de Memória do Esporte Paranaense, define Saçaki como um ícone do esporte paranaense. “Aproveitamos essa oportunidade para a homenagem em uma festa tradicional da cultura japonesa. Ele merece todo o apoio e visibilidade, o centro de memória trabalha nesse sentido”, afirma Débora.

Leia Também:  Nota Paraná devolve nesta terça-feira mais de R$ 26 milhões em créditos do ICMS

O ATLETA – Eduardo Yoshio Saçaki nasceu em Curitiba no dia 11 de maio de 1969. Ele é neto de japoneses e iniciou sua carreira aos 13 anos de idade, em Cascavel, na categoria motovelocidade. No ano de 1984, mudou para a modalidade do Motocross. O apelido “Japonês Voador” surgiu em 1987, em narração do locutor Zezito, em função de um salto 360º, no qual os braços e pernas de Saçaki ficaram soltos no ar. A partir de então adotou o nome, e com ele, se tornou o primeiro paranaense a conquistar o Campeonato Brasileiro de motocross, no ano de 1989, em São Paulo. O evento foi realizado no estádio do Pacaembu, com a presença de mais de 30 mil pessoas.

Em 1991, apesar de ter sofrido um acidente no qual acabou quebrando o pescoço, se tornou vice-campeão japonês e campeão da modalidade Freestyle. Como prêmio, ganhou 80 kg de arroz. No ano de 2005, Saçaki sofreu outro gravíssimo acidente, tendo o pescoço quebrado novamente, além de quebrar uma parte do crânio, perder o rim esquerdo e o baço. Os médicos chegaram a dizer que não havia mais esperança de vida. Entretanto, Saçaki novamente saiu vitorioso e, em 2009 voltou a correr. Ele conta que não tem lembrança de 18 anos de sua vida. Vitórias, títulos e campeonatos se apagaram. “Uma coisa ou outra que esporadicamente recordo, mas é muito difícil”.

Leia Também:  Alunos de graduação do Paraná podem se inscrever para estágio de pesquisa no Canadá

Hoje, 14 anos sem correr profissionalmente e sem uma moto, Saçaki ainda rouba a cena em qualquer corrida que apareça, apenas por estar presente. É um grande nome do esporte, um ídolo do motociclismo e do motocross. 

Há três anos, Eduardo Saçaki trabalha na Secretaria de Esportes do Paraná, a convite de Helio Wirbiski, na função de coordenador dos esportes a motor, dentro de um departamento específico, que abrange Rally dos Sertões, Rally Transparaná, Velocross, Motocross e Kart. “Onde tem motor, a gente está fomentando e incentivando”, destacando que o esporte é um grande indutor do turismo”, afirma o Japonês Voador.

SERVIÇO

Data: sábado e domingo (24 e 25)
Local: Expo Barigui – Al. Ecológica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio
Horário: Sábado, das 10 às 20h e domingo, das 10h às 18h

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Secretaria de Saúde promove encontro sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Equipe do 3º CRBM da região Oeste conquista a liderança da competição Troféu Le Defi

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA