NOVA AURORA

PARANÁ

Dia do Gestor Ambiental: veja a história de Norci Nodari, 40 anos de dedicação à biodiversidade

Publicado em

Se tem alguém que conhece todos os meandros do Instituto Água e Terra (IAT) é o Norci Nodari, 40 anos de dedicação à causa ambiental do Paraná. É a história desse senhor de voz forte e palavras marcantes, um dos líderes do escritório regional de Toledo (Oeste), que escolhemos para homenagear no dia do Gestor Ambiental, celebrado neste sábado (17).

”Hoje os jovens que chegam ao IAT têm computadores, caminhonetas, drones, celulares… Na minha época tínhamos um fusca, telefone e um mimeógrafo. Unindo nossa experiência com as possibilidades e a vontade que eles têm de aprender, vejo um grande futuro de orgulho pela frente para o meio ambiente do Paraná ”, conta Nodari, abrindo a conversa com bom humor que lhe é característico enquanto viaja no tempo para fazer a ligação entre as gerações de “zeladores da natureza”.

Filho de pequenos produtores rurais da região Oeste, o fiscal de execução iniciou sua trajetória em meados de 1983 no então chamado Instituto de Terras e Cartografia (ITC) após ser aprovado em um concurso público. Encarregado de cuidar da distribuição e organização de licença ambientais, Seu Norci celebra a mudança de mentalidade em relação aos cuidados com a natureza.

Leia Também:  Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para quarta-feira dia 19

“Foi a revolução agrícola dos anos 1980 que sedimentou o Paraná como um braço forte do agronegócio atual, o que sem dúvidas é muito importante. Mas a partir da década de 1990 iniciou uma virada, a ideia de trazer a sociedade para dentro da causa através do uso sustentável de reservas naturais”, conta.

Nodari destaca que um dos projetos de que mais se orgulha é justamente dessa época. O gestor ambiental teve grande participação no desenvolvimento do ICMS Ecológico, legislação que trata do repasse de recursos financeiros aos municípios que abrigam em seus territórios Unidades de Conservação ou mananciais para abastecimento. A iniciativa foi condecorada com o prêmio Henry Ford de Conservação Ambiental por ser considerado um dos dez melhores projetos do mundo na área da ecologia.

“Realizei diversos cursos, seminários entre outras capacitações em lugares dentro do território brasileiro e no exterior, como a Europa e Oriente Médio. Também foi a época onde iniciamos os ciclos de palestras para a rede pública de ensino sobre a conscientização do meio ambiente”, recorda ele.

Eventos com os mais jovens que foram amplificados com a criação do Projeto Paraná Biodiversidade ao final da década de 2000. “Abrangendo crianças e jovens do 1º ao 9º ano, havia anos que eu chegava a ministrar mais de 200 palestras. E é algo único, porque tempos depois muitos que eu encontrei pela vida se tornaram administradores, engenheiros florestais e biólogos. Todos sempre frisam o quanto as palestras despertaram o interesse e zelo pelo bom combate pelo meio ambiente”, ressalta.

Leia Também:  NESTE 7 DE AGOSTO, LEI MARIA DA PENHA COMPLETA 17 ANOS

Com 66 anos, Seu Norci compartilha o que aprendeu dentro dos seus mais de 40 anos de experiência no oficio. E, claro, o amor por um Paraná cada vez mais verde. “Costumo dizer os parques, as Unidades de Conservação, são como meus filhos. Lugares de reencontro com o ecossistema e com o equilíbrio entre o homem e a mãe natureza. O que me dá um sentimento poderoso para gerar a renovação dessas áreas”, diz ele, que participou da criação dos Parques Estaduais de São Camilo, em Palotina, e Rio Guarani, em Três Barras do Paraná.

“Precisamos reconhecer o trabalho magnífico que profissionais como o Norci Nodari fizeram e fazem pelo meio ambiente do Paraná. Tenho muito orgulho da equipe do IAT, de todos os nossos gestores ambientais que dedicam suas vidas pela causa. É por isso que o Paraná é referência em sustentabilidade para o mundo”, ressalta o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  NESTE 7 DE AGOSTO, LEI MARIA DA PENHA COMPLETA 17 ANOS

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Paraná tem nova lei sobre transporte de animais em ônibus intermunicipais

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA