NOVA AURORA

PARANÁ

Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná comemorou 70 anos nesta sexta-feira

Publicado em

O Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná (CJAP) celebrou nesta sexta-feira (16) seu septuagésimo aniversário, marcando o trabalho de sete décadas na arte-educação de crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. Como instituição cultural, é o único equipamento do gênero no país a fornecer um espaço totalmente dedicado ao desenvolvimento artístico e cultural juvenil.

A solenidade contou com a presença de autoridades, funcionários, ex-diretores, ex-alunos, parceiros, artistas e convidados. Em atos simbólicos, o evento integrou o descerramento da placa comemorativa, a abertura da exposição “O Desenho no CJAP”, a entrega da obra comemorativa doada pelo artista Osmar Carboni e o fechamento da cápsula do tempo, com objetos memoriais de alunos e professores, a ser aberta em 2043.

Finalizando a programação, o ato solene teve a apresentação dos músicos do Conservatório de MPB de Curitiba, instituição vizinha e parceira do CJAP, alunos das oficinas da tarde que também se envolveram na festividade.

O diretor Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto comemora a cerimônia: “Reunindo ex-alunos e revendo pessoas que passaram pelo CJAP, pudemos celebrar com os que fazem parte de nossa história. Este espaço ímpar atua diretamente na formação de futuros agentes culturais, contribuindo para que nossos jovens tenham contato com a produção estadual. E esta é a nossa grandiosa tarefa: continuar o legado deste querido equipamento que fomenta a criação de visão de mundo, valoriza nossa cultura e os talentos da arte paranaense”.

Leia Também:  Orquestra Sinfônica encerra Série Ouro com sinfonias de Brahms neste domingo

HISTÓRIA – Fundado em 16 de junho de 1953 por Guido Viaro e Eny Caldeira, o CJAP foi pioneiro em sua abordagem inovadora para o ensino de artes visuais e se tornou uma referência no desenvolvimento artístico e cultural. Ao longo dos anos, o centro tem oferecido uma ampla gama de programas e atividades destinados a inspirar os pequeninos, proporcionando-lhes uma plataforma para explorar sua criatividade, conhecer novas e desenvolver habilidades artísticas.

Desde as primeiras turmas de estudantes até os dias atuais, o Centro tem nutrido o talento artístico e promovido o crescimento pessoal de gerações de artistas. Muitos ex-alunos têm alcançado reconhecimento em diversas artes, como Fernando Bini, Teca Sandrini, Eliane Prolik, Léo Fressato, Gabriel Rischbieter e Luiza Urban.

Além de um espaço de aprendizado, o CJAP é um espaço de intercâmbio cultural, em iniciativas que contribuem para a difusão da arte, para o reconhecimento de novos talentos e para a formação de público, promovendo exposições, eventos e concursos, como o recente Concurso Paranaense de Desenho, que em sua quarta edição incentiva a produção de jovens artistas de todo o Paraná com o tema comemorativo “Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná – 70 anos ensinando arte”.

Para celebrar o marco de sua trajetória, o CJAP preparou uma série de exposições, eventos e atividades comemorativas que serão divulgadas ao longo do ano.

Leia Também:  Reunião interinstitucional apresenta campanha Eleições 2024 no Caminho da Paz

“É impossível quantificar o impacto que o CJAP teve e ainda há nas vidas de alunos, professores, amigos e parceiros, além da disseminação da arte em nosso estado. Ao longo das décadas, essas pessoas foram despertadas para o olhar sensível do mundo artístico. Por meio das oficinas, palestras e outras atividades, o centro tem aberto portas para a descoberta e a apreciação da arte, enriquecendo nossa sociedade como um todo”, disse Adriana Carla Dalazen Cichocki, coordenadora do Setor Educativo do CJAP.

HOMENAGEM – Durante a cerimônia, a instituição recebeu votos de congratulações e aplausos pela Câmara Municipal de Curitiba. O certificado foi entregue em mãos pelo vereador Tico Kuzma, responsável pela iniciativa da homenagem.

PRESENÇAS – Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura; Marili Azim, diretora de Memória e Preservação Cultural; Karina Muniz Viana, coordenadora do Sistema Estadual de Museus; Ivo Vardânega, presidente da Associação de Pais e Amigos do CJAP; Angélica Rodrigues, representante da Secretaria de Estado da Educação; Ana Cristina Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba; Gabriel Paris, diretor de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba; Déa Maria de Oliveira Aguiar e Taís Grein, representantes da Equipe de Arte, pela Secretaria Municipal de Educação; e o vereador Tico Kuzma.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Pedidos de isenção ou desconto na inscrição do vestibular 2024 da UEL encerram nesta sexta

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Inscrições para o VIII FESTIMMA encerram nesta segunda-feira (31)

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA