NOVA AURORA

PARANÁ

Estado realiza workshops sobre inovação no Summit Iguassu Valley, em Foz do Iguaçu

Publicado em

O Governo do Paraná, através da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), realizou workshops práticos e painéis teóricos no Summit Iguassu Valley, evento de inovação e tecnologia voltado para negócios, realizado entre 14 e 15 de junho, em Foz do Iguaçu.

A feira é uma iniciativa do Ecossistema Iguassu Valley, vencedor em 2022 do Prêmio Nacional de Inovação como melhor ecossistema do Brasil. Através do evento, empresas e startups possibilitam conexões para desenvolvimento de projetos que contemplam diferentes áreas, como educação, segurança, agronegócio, entre outros. O encontro reuniu entidades do setor privado, universidades, municípios e o Estado.

O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, realizou um painel com o subsecretário da Inovação do Espírito Santo, Marcelo Vivacqua, voltado para inovações no setor público e governo digital. “Os eventos de ecossistemas são importantes justamente para as entidades se conectarem. Desta forma surgem soluções e ideias tanto para o governo quanto pra as empresas. Os países mais digitais e tecnológicos do mundo atuam desta forma e investem pesado em inovação”, afirmou.

Leia Também:  PCPR promove evento de conscientização sobre drogas na Capital

Em uma das palestras realizadas pelo governo, o assessor técnico da SEI, Márcio Hauagge, ministrou um workshop para os alunos do Colégio Estadual Paulo Freire sobre impressões em 3D. “É importante levar para os jovens a experiência da tecnologia na prática, justamente para eles verem e entenderem como funciona. Conseguimos imprimir em tempo real um objeto simples de plástico durante a palestra”, explicou.

O Estado também participou de um painel com representantes do setor público para explicar as novas leis do setor, como o Marco Legal das Startups (lei complementar nº 182/21), e a Lei de Inovação do Paraná (lei estadual nº 20.541/21), regulamentada em abril deste ano pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Na última semana, a SEI também promoveu um seminário para capacitar servidores sobre as leis de contratação de inovação.

“Estamos ressaltando a importância de os gestores entenderem melhor essas leis, justamente por ainda ser uma novidade no Brasil. O objetivo é aumentar as contratações de tecnologia para implementação de utilidades públicas essenciais”, afirmou o coordenador técnico da SEI, Gustavo Laroca, que ministrou esse painel sobre as leis de inovação.

Leia Também:  Concessionária que arrematou o Lote 1 das rodovias vai contratar 682 funcionários

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Censo: Paraná registra 2º maior crescimento do Brasil em matrículas para ensino integral

Published

on

By

A rede estadual de ensino do Paraná registrou o segundo maior crescimento do Brasil no número de matrículas para ensino integral, de acordo com o Censo Escolar de 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (9). Com 33.027 a mais do que em 2023, a rede estadual paranaense chegou a 98.297 inscrições em vagas integrais.

O índice só é inferior ao registrado pela rede estadual do Pará, que teve um crescimento de 35.480 matrículas nesta modalidade. Na sequência estão Bahia (32.757), Ceará (20.937) e Pernambuco (18.289). Em todo Brasil, foram 207.620 novas matrículas em escolas estaduais integrais.

Proporcionalmente, o número de matrículas no Paraná cresceu 50,6% entre 2023 e 2024, mais do que cinco vezes acima do crescimento médio das redes estaduais de todo o Brasil, que foi de 8,91%.

A proporção de alunos em tempo integral matriculados na rede pública paranaense também avançou consideravelmente no período. Nos anos finais do ensino fundamental público, a proporção de alunos de ensino integral aumentou de 8,4% para 12,5%. No ensino médio público, a proporção de alunos na educação integral em relação ao total cresceu de 6,9% para 10%.

O crescimento é resultado do Programa Paraná Integral, que fez saltar o número de escolas com ensino integral no Estado de 253 em 2023 para os atuais 412 colégios. Essa expansão tem significado um impacto positivo no aprendizado dos estudantes, com notas do Ideb superiores à média. Considerando apenas as escolas integrais, o Paraná atingiu a nota de 5,2 para as escolas do Ensino Médio, frente a uma média brasileira de 4,7, e de 5,5 no Ensino Fundamental, diante da média brasileira de 5,4.

Leia Também:  Educação orienta pais a levarem alunos para as aulas; professores faltantes terão desconto em folha

MATRÍCULAS EM ALTA – O Censo Escolar apontou ainda que a rede estadual de ensino paranaense teve 912.166 matrículas em 2024. É o terceiro maior contingente de todo o Brasil, atrás apenas de São Paulo (3.584.373) e Minas Gerais (1.609.076). Mesmo tendo populações maiores que a do Paraná, Rio de Janeiro e Bahia têm menos alunos matriculados nas suas redes estaduais de ensino, com 666.232 e 686.140, respectivamente.

Ao todo, a rede estadual de ensino do Paraná chegou a 349.256 alunos matriculados no ensino médio e 505.294 nos anos finais do ensino fundamental.

Na comparação com 2023, o Paraná foi um dos 11 estados brasileiros que registraram crescimento no número de matrículas nas redes estaduais. Foram 18.509 novas matrículas ao todo, o terceiro maior crescimento do Brasil, atrás apenas de Goiás (75.871) e Pará (23.472). A alta paranaense foi de 2%. Em todo o Brasil, houve queda no número de matrículas nas redes estaduais de 0,1%.

Leia Também:  Lances do leilão de 62 veículos do Governo do Estado começam nesta semana

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – Os dados do MEC também mostram um avanço nas matrículas do ensino profissionalizante no Paraná. O número de alunos matriculados neste modelo na rede estadual aumentou de 82.860 em 2023 para 106.832 em 2024, um crescimento de 23.972 novas matrículas, que representa uma alta de 28%.

Os números fazem do Paraná o quarto estado com maior proporção de matrículas de programas profissionais em relação ao total de matriculados no ensino médio. Ao todo, 28,5% dos alunos de ensino médio da rede pública estão em escolar técnicas. A proporção é quase o dobro da média brasileira, que é de 15,4%.

Para 2025, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR) firmaram uma parceria que trouxe um novo aumento expressivo na oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Serão disponibilizadas 5.950 vagas, um crescimento de 138% em relação às 2.500 vagas ofertadas em 2024.

Os cursos abrangem áreas como eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia. Eles têm duração de três anos e são integrados à carga horária regular do ensino médio. Além disso, os estudantes contam com transporte e alimentação durante as aulas práticas. A matrícula para os interessados deve ser feita até 13 de janeiro, nas escolas participantes.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA