NOVA AURORA

PARANÁ

IDR-Paraná capacita 45 extensionistas para atuação em manejo de solos

Publicado em

Com participação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, terminou nesta quinta-feira (15), em Londrina, no Norte do Estado, um treinamento para atualização em manejo do solo ministrado por pesquisadores do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) para 45 extensionistas da própria instituição que atuam em todas as regiões no Programa Grãos Sustentáveis.

Durante três dias, pesquisadores e extensionistas debateram os avanços do conhecimento em física, química e biologia dos solos. Eles também trataram de aspectos práticos, como técnicas para coleta de amostras no campo para análises, procedimentos para aplicação de dejetos de animais com o objetivo de aproveitamento como fertilizantes e métodos de monitoramento de infiltração de água, dentre outros.

O secretário Norberto Ortigara elogiou a estratégia de definir protocolos como instrumento para ampliar a disseminação das boas práticas agronômicas. “Temos muito trabalho, muita orientação a fazer para propiciar mais resultados aos agricultores, aos municípios, ao Paraná e ao Brasil”, disse.

Leia Também:  Vale dos Dinossauros: Cruzeiro do Oeste recebe título que reforça turismo científico

“O curso de atualização é parte de um esforço para o desenvolvimento de um protocolo técnico que oriente a atuação dos extensionistas nas regiões produtoras”, explicou o engenheiro-agrônomo Edivan José Possamai, coordenador estadual do Projeto Grãos Sustentáveis.

Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná, ressaltou a união de esforços entre a pesquisa e a extensão. “É um meio de dar qualidade para as entregas que fazemos aos agricultores e à sociedade paranaense”, afirmou.

PROGRAMA – O IDR-Paraná atua no Programa Grãos Sustentáveis com ações de extensão rural visando a sustentabilidade do sistema produtivo de grãos, através da geração de renda, adoção das boas práticas agrícolas e a oferta de alimentos seguros, preservando os recursos naturais e a qualidade produtiva dos solos. O Paraná é o segundo maior produtor de grãos do Brasil com participação de quase 20% da produção nacional, e apenas 2,3% do território brasileiro.

Leia Também:  Com participação do Paraná, oito estados vão promover missão internacional para atrair investimentos

Entre as principais estratégias de trabalho estão o manejo integrado de pragas (MIP) e manejo integrado de doenças (MID).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Agências do Trabalhador do Paraná ofertam 18,5 mil vagas com carteira assinada

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Com participação do Paraná, oito estados vão promover missão internacional para atrair investimentos

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA